Viajar para Istambul é mergulhar na história da humanidade. E vai por mim, no minuto em que aterrizar nessa cidade tão vibrante, você será dominado por uma vontade enorme de desbravar cada cantinho dela!
Na hora de decidir o que fazer em Istambul, é importante ter um mínimo de foco para não deixar algumas das principais atrações da cidade para trás.
Abaixo, você vai conferir 13 atrações imperdíveis de Istambul, que vão de pontos turísticos famosos a bairros charmosos e atividades tradicionalmente locais. Assim, ficará mais fácil para personalizar seu roteiro conforme seu tempo de viagem e suas preferências.
QUANTOS DIAS FICAR EM ISTAMBUL
Há quem faça apenas um passeio rápido de um dia pela maior cidade da Turquia, especialmente porque Istambul é um importante hub da Turkish Airlines, que inclusive oferece uma noite de hotel ou tours guiados para algumas conexões longas.
No entanto, tenha em mente que Istambul é uma cidade muito grande e com infinitos atrativos!
Para começar, recomendamos pelo menos dois dias para explorar a área histórica, com suas grandiosas mesquitas, bazares e monumentos que marcam a história desde a antiga Constantinopla até o poderoso Império Otomano.
Com três dias, dá para conhecer também a parte mais moderna da cidade, incluindo os charmosos bairros de Taksim, Gálata e Karaköy. Já com quatro ou mais dias, você conseguirá explorar o lado asiático, que inclui bairros tradicionais como Moda e Kadıköy.
ONDE SE HOSPEDAR EM ISTAMBUL
Dentre as principais regiões para se hospedar em Istambul estão o Centro Antigo e Taksim. Em ambas é possível encontrar excelentes opções de hotéis para os mais diferentes orçamentos e gostos.
As áreas de Sultanahmet e Eminönü, que compõem a antiga cidade murada e o coração histórico de Istambul, são ideais para quem deseja ficar a poucos passos das principais atrações turísticas. Por isso, são ótimas alternativas para uma estadia breve na cidade.
Já Taksim, que inclui a famosa rua comercial Istiklal — conectando Gálata à Praça Taksim —, é uma área moderna, vibrante e bem conectada ao restante da cidade graças à ampla oferta de transporte público. Além disso, hospedar-se em Taksim garante fácil acesso a uma vida noturna animada, com ótimos restaurantes e bares, algo que não se encontra no Centro Antigo, onde o movimento noturno é quase inexistente.
Abaixo, você confere algumas boas sugestões de hospedagem em Istambul:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Para entender melhor sobre os bairros, leia também o nosso guia completo de onde ficar em Istambul. Nele, incluímos outras regiões interessantes para reservar seu hotel, além de ainda mais sugestões de hospedagem.
O QUE FAZER EM ISTAMBUL: 13 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS
Hagia Sophia
A Hagia Sophia (Santa Sofia) é uma das atrações mais importantes de Istambul, além de ser um excelente ponto de partida para explorar a rica história turca.
Construída entre 532 e 537, durante o reinado do imperador bizantino Justiniano I, a Hagia Sophia começou como uma catedral cristã ortodoxa e foi o principal local de culto do Império Bizantino. Após a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453, foi convertida em mesquita, transformada em museu no século XX e, em 2020, voltou a ser uma mesquita.
Apesar das adaptações para o culto islâmico, muitos dos mosaicos bizantinos originais, como os que retratam santos cristãos e a Virgem Maria, permanecem preservados e podem ser vistos em algumas áreas.
É importante saber que, desde janeiro de 2024, foram implementadas mudanças importantes na visitação.
A entrada, antes gratuita, custa €25 para estrangeiros e os bilhetes podem ser comprados no local ou online – com uma taxa extra para evitar as longas filas da bilheteria, embora ainda seja necessário passar pelo controle de segurança.
Além disso, os turistas passaram a ter acesso apenas à plataforma situada no segundo piso (antes fechada), de onde é possível observar os detalhes da mesquita e do tapete de orações no andar inferior, agora reservado para muçulmanos.
Outra novidade é o audioguia gratuito (disponível em português), que pode ser acessado pelo smartphone via QR Code na entrada. Basta levar seus próprios fones de ouvido.
A Hagia Sophia abre entre 8h e 9h (dependendo da época do ano), com horários reduzidos às sextas-feiras. Recomendo chegar cedo, mesmo com ingressos reservados, para evitar filas.
Importante: Mulheres devem cobrir os cabelos com um lenço, enquanto homens e mulheres precisam estar com ombros e joelhos cobertos. Caso necessário, há lenços (30 liras) e abayas (75 liras) disponíveis no local. |
Mesquita Azul
A Mesquita do Sultão Ahmet, mais conhecida como Mesquita Azul, é outro cartão-postal importante de Istambul e fica estrategicamente localizada em frente à Hagia Sophia, por isso vale a pena combinar as visitas.
Construída entre 1609 e 1616, é um marco arquitetônico do período otomano. Seu apelido vem da impressionante decoração interna: mais de 20.000 azulejos de cerâmica em diferentes tons de azul adornam suas paredes e cúpulas. Além disso, sua estrutura imponente, com seis minaretes, é uma característica rara e símbolo de sua grandiosidade.
As mesmas regras de visitação da Hagia Sophia se aplicam aqui. Mulheres devem cobrir o cabelo, e todos devem usar roupas que cubram dos joelhos aos ombros. Lenços são oferecidos na entrada para quem não estiver vestido adequadamente.
A entrada é gratuita, mas, durante os horários de oração, o local fecha para turistas. Quanto mais cedo chegar, menos filas você irá encarar.
Leia também:
- Como ir do Aeroporto de Istambul ao centro da cidade
- Roteiro completo em Istambul para 2, 3 ou 4 dias (com mapa)
- Dicas: o que saber antes de ir para a Turquia
- Guia Capadócia: o que fazer, onde ficar, como se locomover e mais
- Conheça os melhores hotéis caverna na Capadócia, na Turquia
- Passeio de balão na Capadócia: quanto custa, quando ir e dicas
- O que comer na Turquia: 14 pratos típicos para experimentar
Palácio Topkapi
Construído em 1478, o Palácio Topkapi foi residência oficial dos sultões e sede do governo otomano até 1853. Hoje, é um dos mais importantes museus de Istambul.
O ingresso básico permite explorar várias partes do castelo, como a cozinha, a biblioteca, os salões de jantar, as salas de armas e os belíssimos jardins. Essas áreas oferecem uma oportunidade única de conhecer de perto o luxo e o cotidiano da vida dos sultões otomanos.
Entre os destaques imperdíveis está a Sala do Tesouro, onde se encontram relíquias valiosas, incluindo um impressionante diamante de 88 quilates e uma parte da barba do profeta Maomé, considerada sagrada pelos muçulmanos.
Há ainda a possibilidade de visitar o famoso Harém, onde viviam as concubinas, mães e filhos dos sultões. Essa área exige um ingresso adicional, mas é a mais bonita do Topkapi em termos de decoração e detalhes.
Chegue cedo, porque a fila se forma antes mesmo do museu abrir, às 9h. O palácio não abre às terças-feiras e o ingresso custa 1700TL (para o Harém é preciso pagar mais 600TL).
A única forma de comprar ingresso antecipado com direito a pular fila é pelas plataformas de vendas de passeios – recomendamos a Get Your Guide, que é revendedora oficial.
Grande Bazar
O Grande Bazar está entre os maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Construído no século XV, ele tem cerca de 5 mil lojas que tomam conta das suas 60 ruas. É o lugar para ver e comprar artigos tradicionais turcos.
Tem absolutamente tudo aqui: roupas típicas, tecidos, artigos de decoração, luminárias, tapetes, cerâmicas, joias, especiarias, doces, artigos de couro e souvenirs.
Encare como parte do passeio a abordagem insistente dos vendedores e a negociação. Afinal, faz parte da cultura turca barganhar na hora da compra.
Bazar das Especiarias
O Bazar das Especiarias é muito menor do que o Grande Bazar, mas não deixa de ser uma atração imperdível para os seus dias em Istambul. São apenas dois corredores com cerca de 100 lojas que surpreendem com a variedade de cores, sabores e cheiros.
Além de uma infinidade de temperos, você encontrará também os mais variados e deliciosos doces turcos, frutas secas, castanhas, sementes e, claro, souvenirs para recordação.
Mesquita Suleymaniye
O que essa mesquita tem de mais especial, além do tamanho, é sua localização. A Suleymaniye fica em uma das colinas de Istambul, no bairro central de Eminönü.
Dela, a vista da área histórica da cidade é privilegiada. É possível ver também o Bósforo, estreito que atravessa Istambul e divide o continente europeu do asiático. Tudo isso a partir de um lindo jardim que circunda a mesquita.
A mesquita abre diariamente, mas fecha para visitantes durante os horários de oração. A entrada é gratuita e, assim como nos demais templos religiosos, é necessário se atentar ao código de vestimenta.
Torre de Gálata
Construída pelos genoveses no século XIV como parte das antigas Muralhas de Gálata, a Torre de Gálata, que já foi uma masmorra na Era Otomana e, mais tarde, uma torre de vigia contra incêndios, atualmente funciona como museu.
Com pouco mais de 60 metros de altura, por 30 euros (audioguia incluso), você pode pegar um elevador até o topo para apreciar uma vista panorâmica de 360° da cidade. Além da vista, há artefatos que narram a longa e fascinante história de Istambul.
No entanto, ainda mais interessante do que subir na torre é explorar o seu entorno. As pequenas e estreitas ruelas de pedra são repletas de casinhas charmosas, lojas e cafés perfeitos para uma pausa estratégica no meio do dia. Aproveite para experimentar o San Sebastian Cheesecake, cheesecake com calda de chocolate que se popularizou nessa área.
Aproveite também para caminhar até a Ponte de Gálata, que simboliza a conexão entre o lado antigo e o moderno de Istambul, além de garantir lindas fotos. A ponte tem dois níveis: o superior para pedestres e veículos, e o inferior, onde você encontrará restaurantes especializados em frutos do mar.
Cruzeiro pelo Bósforo
Navegar pelas águas do Bósforo, o canal que conecta os continentes europeu e asiático, é uma experiência única que Istambul proporciona. Os barcos partem dos píeres próximos à Ponte de Gálata, e os passeios podem variar de duas horas até um dia inteiro.
Acomodado no barco, prepare-se para um verdadeiro sightseeing. A perspectiva das atrações de Istambul a partir do cruzeiro é realmente especial. Você poderá admirar as exuberantes fachadas de palacetes históricos e a área nobre que margeia o canal.
Diversas empresas oferecem o tour, e não é necessário reservar com antecedência. Basta chegar cerca de 30 minutos antes da partida para garantir um bom lugar. O melhor horário para fazer o cruzeiro é ao entardecer, especialmente durante os meses mais quentes. O pôr do sol será simplesmente inesquecível.
Palácio Dolmabahçe
Às margens do Bósforo, o relativamente “novo” Palácio Dolmabahçe, construído no século XIX, foi a residência dos sultões e sede do governo após o Palácio Topkapi. Ele foi erguido com o propósito de modernizar a residência imperial.
Misturando estilos barroco, rococó e neoclássico com influências otomanas, o palácio simboliza também a ocidentalização de Istambul.
A visita ao palácio é dividida três áreas principais: o Selamlık, que era a área administrativa e a mais bonita delas, com salões bem decorados e um enorme lustre de cristal presenteado pela Inglaterra; o Harem, onde onde o sultão e a sua família vivam; e os jardins, que são extremamente ornamentados e ficam à beira do estreito.
O ingresso pra o Palácio Dolmabahçe custa 1.500 liras e pode ser comprado na bilheteria ou no site oficial. O local fecha às segundas-feiras.
Praça Taksim
A Praça Taksim simboliza a modernidade de Istambul. Cercada por prédios contemporâneos e frequentemente palco de eventos e manifestações populares, ela abriga, no centro, o Monumento da República, uma homenagem à fundação da República da Turquia em 1923, que marcou o fim do califado otomano.
Além disso, é justamente essa praça que dá início à movimentada Rua Istiklal, uma extensa avenida para pedestres repleta de bares, restaurantes, comida de rua e docerias de dar água na boca (não deixe de experimentar os doces do Hafiz Mustafa). É também o local ideal para compras, com uma grande variedade de lojas, incluindo marcas internacionais renomadas.
Por fim, a Rua Istiklal também é famosa pelo bonde nostálgico que percorre toda a avenida, adicionando um toque de charme e uma excelente oportunidade para fotos.
Kadikoy e Moda
O lado asiático de Istambul é uma área menos explorada pelos turistas, mas oferece um charme único e uma atmosfera mais tranquila em comparação com o lado europeu.
Os dois bairros mais interessantes para visitar são Kadıköy e Moda, que ficam lado a lado. Para chegar até eles, basta pegar um ferry para atravessar o Bósforo ou o metrô.
Kadıköy se destaca pelo calçadão que margeia o canal e por seu comércio, com lojas, feiras livres, restaurantes e bares. Sua principal avenida, a Rua Bahariye, é conhecida como a “Istiklal do lado asiático” e, inclusive, também possui um charmoso bonde nostálgico.
Moda, por sua vez, é um bairro residencial charmoso, ideal para fugir da aglomeração turística e vivenciar um pouco da “vida como ela é” em Istambul. Se estiver disposto, siga até o Parque de Moda, um espaço agradável nas margens do Bósforo que oferece lindas vistas.
Fener e Balat
Dois bairros ainda fora da rota tradicional dos turistas, mas que são imperdíveis para conhecer em Istambul, são Fener e Balat. Localizados lado a lado, eles ocupam uma posição privilegiada às margens do Corno de Ouro, um braço do Bósforo que adentra o lado europeu da cidade.
Fener é conhecido como o antigo bairro grego de Istambul, enquanto Balat é historicamente associado à comunidade judaica. Essa divisão remonta ao período do Império Otomano, quando Constantinopla foi conquistada dos bizantinos e, de predominantemente cristã, a região se tornou majoritariamente muçulmana.
Hoje, esses bairros estão entre os mais charmosos e animados de Istambul. Suas ruas estreitas de paralelepípedos são adornadas por casinhas coloridas bem preservadas. Além disso, os bairros são repletos de prédios históricos e têm uma atmosfera jovial e descolada, tornando-os perfeitos para explorar durante o dia ou curtir um happy hour.
Banho Turco
O Hamam, ou banho turco, é uma tradição ancestral na Turquia e certamente é algo diferente para colocar na sua lista de experiências em Istambul.
Como o nome sugere, a proposta aqui é a de tomar um banho, mas o que torna essa experiência única é um banhista (para os homens) ou uma banhista (para as mulheres) dará o banho em você.
O Hamam começa com alguns minutos em uma sauna úmida, seguida de uma sauna seca, que ajudam a abrir bem os poros. Em seguida, você se deita em uma mesa de mármore aquecida, onde o banhista realiza uma esfoliação corporal completa e, depois, um banho de espuma. Em locais mais turísticos, você pode ainda adicionar uma massagem à experiência.
Pode parecer estranho alguém dar banho em você – e de fato é um pouco –, mas sem dúvidas será uma das experiências mais autênticas para se viver em Istambul. Há casas de banhos espalhadas por toda a cidade. Uma das mais populares é a Aga Hamami e é necessário agendar com antecedência.
Conheça Istambul!
Desbravar Istambul não será tarefa difícil. Muitas das atrações são próximas umas das outras e o transporte público da cidade é eficiente.
O importante é ter claro tudo o que deseja visitar durante sua viagem e se organizar. Porque o que fazer em Istambul não falta, já o tempo para fazer tudo o que desejar certamente pode faltar.