TOPO

“Como ir do Aeroparque Jorge Newbery até o seu hotel em Buenos Aires”


Finalmente está chegando o dia da sua viagem para a capital da Argentina e seu voo chegará pelo aeroporto Aeroparque Jorge Newbery (AEP). Isso é bom, ele é o mais central de Buenos Aires. Mas ainda assim, como ir de lá até o seu hotel?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os turistas e é necessário se programar e conhecer todas as opções de transportes disponíveis para não ter problemas.

Neste artigo iremos te mostrar como ir do Aeroparque Jorge Newbery até os bairros mais procurados pelos turistas em Buenos Aires. Você poderá escolher qual alternativa mais se adapta aos seus gostos e ao seu orçamento. Vamos lá?

MELHORES MEIOS DE TRANSPORTE PARA SAIR DO AEROPORTO AEROPARQUE JORGE NEWBERY

Buenos Aires tem dois aeroportos: o Aeroparque Jorge Newbery (AEP) e o Ezeiza (EZE).

Dentre eles, o mais central é o Aeroparque, que está a cerca de 15 minutos de carro de Palermo, 20 minutos da Recoleta e aproximadamente 25 minutos do centro, de fato.


Leia também:


Por mais que a sua localização seja vantajosa, o Aeroparque é relativamente pequeno e não comporta aviões de grande porte. Por isso, ele acaba recebendo mais voos domésticos ou vindos de outros países da América do Sul.

Mesmo assim, ele é muito bem assistido no quesito transporte e quem chega do Brasil a Buenos Aires por ele encontra algumas boas opções para ir até o seu hotel.

A partir dele você pode pegar ônibus, táxi, transporte por aplicativo, remis ou transfer. Abaixo vamos te explicar cada uma dessas opções com detalhes.

Ônibus de linha

Ônibus municipal de Buenos Aires, na Argentina

Foto: Andrzej Otrębski via Wikimedia Commons

Os ônibus do transporte coletivo regular são a alternativa mais econômica para quem deseja sair do Aeroparque.

Em frente ao aeroporto passam diversas linhas, como a 33, a 45 e a 160 (todas nomeadas Ramal Ciudad Universitária) e a 37 (chamada Ramal 4). Note que todos os ônibus tem o nome da linha iniciado com Ramal, então para não errar é necessário prestar atenção ao número.

A linha 33 é ideal para quem vai para o Centro e para o bairro Retiro. Já a linha 37 segue em direção à Recoleta, a 45 vai para San Telmo e a 160 passa próximo a Palermo.

No entanto, para pegar um desses ônibus é preciso ter um cartão SUBE (cartão recarregável de pagamento dos transportes públicos de Buenos Aires), o que pode ser um problema para um viajante recém-chegado. Outra desvantagem é que esses ônibus não têm espaço específico para as bagagens.

O preço da tarifa varia conforme a distância percorrida. Um percurso de 3 km, por exemplo, custa cerca de ARS 53, bem barato se realizarmos a conversão do Peso Argentino para o Real. Mas como os preços na Argentina tem variado constantemente devido à inflação, uma dica é conferir o valor atualizado das tarifas pelo site oficial do governo.

No nosso guia sobre o transporte público de Buenos Aires você também confere mais informações.

Ônibus executivo

Ônibus da empresa Tienda Léon no aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, Buenos Aires

Foto: Divulgação

Se você ainda quer economizar mas busca um pouco mais de conforto, uma boa opção são os ônibus executivos. Eles vão até o Terminal Madero, localizado no bairro Puerto Madero.

Esses ônibus são confortáveis, tem espaço para bagagens e o percurso demora cerca de 30 minutos.

O bilhete custa ARS 2.250 e as saídas são diárias, partindo um ônibus a cada meia hora das 6h30 às 22h30.

Contudo, se o seu destino final não for Puerto Madero, ao chegar lá será necessário encontrar outra maneira para finalizar o percurso até seu hotel.

Caso essa alternativa te interesse, você pode comprar as passagens para o ônibus executivo no site da Tienda León ou nos guichês localizados no desembarque do Aeroparque Jorge Newbery.

Táxi

Táxi em avenida de Buenos Aires, na Argentina

Foto: Getty Images

O serviço de táxi de Buenos Aires é muito eficiente. Mas infelizmente, os relatos de turistas enganados pelos taxistas da cidade são inúmeros. Por conta disso, alguns cuidados são importantes para utilizar esse meio de transporte.

Logo ao sair do aeroporto já é possível ver uma fila de taxistas esperando por uma corrida. Porém, normalmente esses são justamente os que aplicam golpes e cobram valores muito mais altos do que o correto.

Para evitar qualquer cilada, existe um sistema de tarifas de táxi pré-fixadas no Aeroparque Jorge Newbery. É simples: em um guichê amarelo de autoatendimento localizado no desembarque do aeroporto, insira seu destino, quantidade de passageiros e número de bagagens.

Depois, retire o ticket que será gerado com o valor exato da corrida e o entregue ao taxista. Você pagará esse valor, em espécie ou em cartão, diretamente a ele ao final da corrida. Assim, não haverão cobranças adicionais e você viajará com segurança.

Transporte por aplicativo

Mulher no aeroporto solicitando carro por aplicativo

Foto: Getty Images

Demorou um bom tempo para que os serviços de transporte por aplicativo fossem aceitos em Buenos Aires.

Felizmente, hoje os turistas podem usufruir de três apps para conseguir uma corrida, seja para sair do aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, seja para se locomover pela cidade. São eles: Uber, Cabify e Didi.

Cabify

Esse é o único serviço de transporte por aplicativo 100% legalizado em Buenos Aires e as corridas por ele costumam ser mais baratas comparadas aos demais apps.

Por mais que não usemos o Cabify no Brasil, para facilitar é possível baixar o app aqui antes de embarcar. Assim, ao chegar no Aeroparque Jorge Newbery, basta abri-lo e pedir por um carro.

Uber

O aplicativo de transporte mais usado no Brasil não é legalizado em Buenos Aires, mas funciona livremente. Dos três apps, ele é o que tem o valor mais alto, principalmente por conta da tarifa dinâmica. No entanto, funciona bem e é seguro.

Didi

O Didi é operado pela mesma empresa que cuida do 99 por aqui. Ele tem duas variações de transporte, o Didi Táxi, que é equivalente ao 99 Táxi (ou seja, um taxista oficial fará a sua corrida), e o Didi Express, que é como o 99 POP (você será atendido por um motorista de aplicativo). O Didi Táxi é legalizado, enquanto o Express não, mas funciona mesmo assim.

Vale saber que o Aeroparque Jorge Newbery tem conectividade Wi-Fi gratuita, o que possibilita acessar qualquer um desses apps sem dificuldades. Além disso, tenha em mente também que no quesito preço, as corridas por aplicativo serão sempre mais baratas do que os táxis.

Remis

Carros de transfer privativo estacionados no aeroporto

Foto: Pexels

Os remis são carros com motoristas que funcionam de maneira muito similar aos táxis.

Entretanto, eles se diferenciam por não ter taxímetro, trabalhando apenas com preços pré-determinados antes do embarque.

Para usar o remis para a sua corrida do Aeroparque Jorge Newbery até o seu hotel dirija-se a um guichê da Tienda Léon (a mesma dos ônibus executivos que citamos acima), na área de desembarque.

Informe seu endereço final, número de passageiros, quantidade de bagagens e pronto. Você acertará o valor da corrida direto no guichê e não precisará se preocupar com mais nada. O serviço também pode ser reservado online pelo site da empresa, onde você paga com antecedência.

Outra dica é usar o site para consultar o valor do seu trajeto. Do Aeroparque até a Plaza de Mayo, no centro de Buenos Aires, por exemplo, a corrida custará ARS 6.435 em um carro privativo para até quatro pessoas.

Assim como os carros por aplicativo, os remis costumam ser mais baratos do que os táxis.

Transfer

Motorista de transfer privativo em Buenos Aires

Foto: Getty Images

O transfer privativo é a melhor alternativa para as pessoas que desejam chegar a Buenos Aires já com o transporte até o hotel contratado.

O melhor é que o valor dele não é tão alto. No serviço oferecido pela Civitatis, por exemplo, um carro para até três pessoas do Aeroparque até o centro de Buenos Aires custa aproximadamente ARS 5.900.

IMIGRAÇÃO NO AEROPORTO AEROPARQUE JORGE NEWBERY

Dentre os diversos motivos que levam tantos brasileiros a visitar Buenos Aires, a facilidade de entrada na cidade é um deles. Isso porque nós não precisamos de visto e nem mesmo passaporte para desembarcar na terra dos hermanos.

Mais uma vantagem é que a imigração na capital da Argentina é muito tranquila e dificilmente você será submetido a uma série de perguntas como acontece quando se chega nos Estados Unidos ou na Europa, por exemplo.

Dessa forma, após o desembarque basta seguir as placas até a imigração. Normalmente, apenas um documento é solicitado no atendimento, que pode ser o passaporte ou o RG, e fim!

Em algumas poucas situações o agente da imigração poderá fazer perguntas simples, como quantos dias irá ficar na cidade, qual o endereço do seu hotel e qual o motivo da sua visita. Mas a verdade é que isso é difícil de acontecer.

Falando especificamente do aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, uma grande vantagem de usá-lo como porta de entrada para a Argentina é que as filas para passar na imigração são muito menores e mais rápidas do que as encontradas em Ezeiza.

Qual a melhor forma de ir do Aeroporto Jorge Newbery ao seu hotel em Buenos Aires?

São várias as opções de transporte para quem chega a Buenos Aires pelo Aeroparque Jorge Newbery. A melhor delas dependerá do seu perfil como turista.

De modo geral, o que menos recomendamos é o ônibus de linha por ser menos confortável, não ter espaço para bagagens e requerer o cartão SUBE em mãos para pagar.

O ônibus executivo é uma boa alternativa para quem deseja economizar, mas essa economia pode não fazer muito sentido se você não estiver hospedado em Puerto Madero.

O táxi, se você contratar pelos guichês do aeroporto, é um serviço bastante indicado, visto que é confortável, rápido e seguro. O mesmo vale para os remis e os transportes por aplicativo. Lembrando que dentre esses três, o táxi será o mais caro.

Contudo, se você não quer ter nenhuma preocupação no momento da sua chegada, contrate um serviço de transfer ainda no Brasil e chegue a Buenos Aires com tudo resolvido!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»