TOPO

“Alaçati, na Turquia: o que fazer, onde ficar e mais dicas!”


Se busca um destino fora do turismo de massa para conhecer na Turquia, indico sem medo: Alaçati. Aqui, a atividade principal é caminhar sem rumo e se encantar com o charme em cada detalhe do vilarejo. Mas o que fazer em Alaçati vai muito além.

Para começar, a vila fica numa região privilegiada da Turquia, rodeada pelo mar Egeu. Em outras palavras, prepare-se para praias lindas. O passado remoto de Alaçati também soma às atrações. O lugar, que já pertenceu à Grécia, tem moinhos de ventos antigos e casas de pedras incrivelmente preservadas.

Agora, coloque nesse cenário ruelas estreitas, vistas incríveis e um clima descolado, onde pequenos cafés e bares montam suas mesinhas na calçada. Gostou? Então continue lendo este post e veja todas as dicas para você colocar Alaçati no seu roteiro.

ONDE FICA ALAÇATI

Alaçati fica na província de Esmirna, mais especificamente na península de Çesme, região conhecida pelas belas praias banhadas pelo mar Egeu. Está distante 570 km de Istambul e 150 km das ruínas de Éfeso.

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER

Rua estreita cheia de flores e casas de pedras em Alaçati

Foto: Getty Images

O aeroporto da cidade de Izmir é o mais próximo a Alaçati, distante 85 km. Você também pode pegar um ônibus desde Istambul até Esmirna. A viagem dura a partir de 6 horas e custa R$ 155 no site da Flixbus.

Já em Izmir, a alternativa mais cômoda é, sem dúvida, alugar um carro. Você pode cotar valores de locação e ter acesso a descontos no nosso link parceiro da Rental Cars. Estar de carro ajudará e muito a desbravar as praias da região.

Outra opção é fazer o trecho de Izmir até Alaçati com vans locais que partem da rodoviária. Elas não sobem até o centro antigo, que fica no alto de uma colina, mas chegam próximo a ele.

Neste caso, para ter liberdade para conhecer outras atrações da península, aconselho alugar uma scooter. Há também quem alugue bicicletas para percorrer os entornos.

QUANDO VISITAR ALAÇATI

Rua de Alaçati com mesas de restaurante na calçada

Foto: Getty Images

Alaçati combina com o clima quente e ameno. Por ser uma região de muito vento – e inclusive um polo para a prática de windsurf –, o inverno não é agradável para o turismo e muitos restaurantes e hotéis chegam a fechar suas portas por causa do baixo movimento.

A alta temporada é entre julho e agosto, no auge do verão. Nesse período a cidade fica bem movimentada e os preços mais altos. Junho e setembro são excelentes meses para aproveitar o clima agradável e disputar o espaço com menos pessoas.

Mas se quer fugir do movimento de turistas e viver a paz de Alaçati, seu mês ideal é maio, no final da primavera. É nesse período que a vila sai definitivamente da hibernação pós-frio e volta a ganhar vida.


Leia também:


QUANTO TEMPO FICAR EM ALAÇATI

Casas de pedra de Alaçati

Foto: Getty Images

Dois dias inteiros é o mínimo a se considerar ao viajar para Alaçati. Tire um dia para bater perna sem rumo pelas ruelas da vila e outro para conhecer as praias mais bonitas da península de Çesme.

Mas vá com o psicológico preparado, porque é muito provável que você queira ficar mais. Principalmente se for o tipo de viajante que gosta de praticar o people watching, ou seja, de simplesmente se sentar em um lugar agradável e ver a vida acontecer. Nesse caso, estenda o número de diárias sem medo!

ONDE SE HOSPEDAR EM ALAÇATI

Preste atenção ao escolher seu hotel em Alaçati. Isso porque o centro da vila fica em cima de uma colina e, quanto mais central você ficar, mais curtirá o clima agradável e descontraído do lugar.

A colina fica cercada por praias e há pousadas nessa região a poucos metros do mar. Porém, essas não são necessariamente as praias mais legais e, hospedado ali, será necessário caminhar morro acima para chegar ao centro antigo da cidade.

Para te ajudar na decisão de onde se hospedar em Alaçati, preparamos uma seleção de hotéis bem localizados na cidade:

 

Econômico

  • Galya Otel Alaçati: é pequenininho e charmoso. Inclui café da manhã, tem um jardim e está na região central;
  • Rebetiko Hotel: a poucos metros do centro, o hotel tem instalações modernas, piscina e jardim, assim como um farto café da manhã oferecido a um valor extra.

Bom custo-benefício

  • Aliko Hotel: boa pedida para se hospedar em uma casa de pedra a um valor bastante conveniente. Com quartos aconchegantes, o hotel inclui café da manhã nas diárias e fica em uma ruela no centro;
  • Rhodium Hotel Alaçatı: o casarão de pedras tem acomodações modernas e amplas. Fica bem localizado na vila, distante 5 minutos a pé do centrinho. Além disso, oferece piscina e um bar.

Conforto

  • Oberj d’Azur: excelente opção para quem quer ficar em uma típica casa de pedras de Alaçati. O lugar, cheio de charme, fica no coração da vila e tem café da manhã;
  • Alavya: opção sem erro para quem busca algo mais exclusivo no estilo hotel boutique. São poucos quartos onde não faltam luxo e conforto. Conta com piscina, sauna, academia e spa com banho turco, assim como aula de yoga e pilates.

O QUE FAZER EM ALAÇATI: MELHORES ATRAÇÕES

Chegamos finalmente à parte mais interessante do planejamento da viagem, o que fazer em Alaçati! Sapatos confortáveis e roupas de banho na mala, prepare-se para dias lindos em um cantinho mais do que especial na Turquia.

Centro antigo

Moinhos de vento construídos em pedra

Foto: Getty Images

A principal atividade de Alaçati é se perder pelas ruazinhas estreitas do centro antigo da cidade. É nesse passeio sem rumo que você se encantará com as casas de pedras de janelas coloridas, entrará nas lojas de artesanato e produtos locais e se surpreenderá com vistas incríveis do mar.

Kemalpaşa é a rua principal. Ela é tomada por restaurantes, bares e cafés aconchegantes que colocam suas mesas na calçada. Nas diversas ruelas de paralelepípedo que a cortam, você encontra galerias de arte e lojas de decoração.

Além disso, é no centro antigo também que estão os antigos moinhos de vento de Alaçati. Eles foram restaurados e, por estarem no topo da colina, é de onde você terá uma das melhores vistas.

Mercado de Alaçati

Pilha de rabanete no mercado de rua de Alaçati

Foto: Ayşe via Flickr

Todos os sábados de manhã uma feira livre se instala nas ruas de Alaçati. Além de frutas e verduras fresquinhas produzidas na região, o mercado ao ar livre traz também o melhor dos produtos típicos da Turquia. Por exemplo, você vai encontrar frutas secas, castanhas, azeitonas, azeites, pães, pastinhas caseiras…

Artesanato típico e roupas também são vendidos. Além de ser um passeio gastronômico, caminhar pelo mercado de Alaçati é uma imersão na cultura local.

Çesme

Jardim e muralhas de antigo castelo de pedras

Parte do castelo de Çesme | Foto: Getty Images

A maior cidade litorânea próxima a Alaçati é Çesme, que inclusive dá nome à península. Ela é uma cidade balneária bem estruturada que atrai principalmente turistas locais que buscam dias tranquilos na praia.

Seu centro histórico é bem preservado e até um castelo dos tempos Otomanos pode ser visitado. Com calçadões largos, a orla é tomada por restaurantes. Apesar de a praia da cidade não ser das mais paradisíacas, ela não decepciona.

Por fim, ao conhecer Çesme, não deixe de passear pela marina. Incrivelmente moderna, ela tem excelentes restaurantes, bares animados e lojas interessantes.

Praias

Praia de Ilica, a Turquia, com mar azul e guarda-sóis na areia

Praia de Ilica | Foto: Getty Images

Na lista de o que fazer em Alaçati não dá para deixar de fora as praias da península. Tem para todos os gostos. Desde as praias públicas e com menos infraestrutura, até as que comportam clubes badalados e estruturados que cobram pela entrada.

As públicas com mais estrutura próximas a Alaçati são a de Ilica e a de Altinkum. Na direção sul é onde estão as praias mais desertas e cercadas por falésias, como a de Delikli Koy e a de Güvercinlik. Outra deliciosa para banho é a Diamond Beach, porém nela venta mais.

Mas, se quer badalação, vá até a Piyade, uma praia privada onde é preciso pagar para acessar um beach club. Na alta temporada há atrações com djs e festas que vão noite adentro.

BAIXE O MAPA DE O QUE FAZER EM ALAÇATI

Gostou das dicas? Para não perder nada durante a sua viagem, abra o nosso mapa no Google Maps do seu celular!

Alaçati é de fato especial. Por ser pouco falada, principalmente entre os turistas brasileiros, não há outra reação que não se surpreender ao chegar.

Foi o que aconteceu comigo e, desde então, indico sem medo aos amantes de cidadezinhas cinematográficas uma parada por lá.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:

«
»