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“Guia completo do metrô de Nova York: como usar, preços e dicas essenciais”


O metrô de Nova York será seu grande aliado para explorar a cidade. Por isso, antes mesmo de desembarcar na Big Apple, vale a pena entender como ele funciona.

Com 472 estações, 25 linhas e mais de mil quilômetros de trilhos, seu tamanho, bem como algumas peculiaridades com as quais nós, brasileiros, não estamos acostumados, podem assustar. Mas calma, usar o metrô de Nova York é mais fácil do que você imagina (especialmente agora que é possível pagar com cartões de crédito e débito contactless).

Neste artigo, vou explicar tudo o que você precisa saber para se locomover com o metrô de Nova York.

SOBRE O METRÔ DE NOVA YORK

Fundado em 1904, o sistema de metrô de Nova York é o maior e mais movimentado da América do Norte.

Operado pela MTA (Metropolitan Transportation Authority), suas 25 linhas cobrem diferentes áreas de Manhattan, Brooklyn, Queens e Bronx, quatro dos cinco distritos da cidade. Staten Island, o quinto distrito novaiorquino, não possui metrô, mas sim um sistema de trem.

Só Manhattan, uma ilha com menos de 60 km², concentra mais de 150 estações de metrô.

Sua fama de sujo e velho não é à toa (vamos alinhar as expectativas: ele realmente tem esse aspecto). No entanto, por cobrir toda a zona turística do destino, por ser prático e por evitar o intenso trânsito da cidade, andar de metrô em Nova York será a maneira mais conveniente para você se locomover por lá.

Como curiosidade, existe uma regra de que cachorros só são permitidos no metrô se estiverem em sacolas ou bolsas. Entretanto, como a regra não especifica o tamanho da sacola ou do cachorro, você verá formas um tanto criativas de transportar um pet no transporte público.

COMO USAR O METRÔ DE NOVA YORK: IDENTIFICANDO LINHAS E ESTAÇÕES

Entrada de estação de metrô de Nova York

Informações de linhas de metrô na entrada da estação | Foto: Miguel Ángel Sanz via Unsplash

O sistema de metrô de Nova York pode parecer complexo à primeira vista, mas o segredo para se orientar está em aprender a identificar as linhas e as direções dos trens antes de descer na estação e passar pela catraca.

Isso porque o metrô novaiorquino tem duas peculiaridades importantes.

A primeira é que um mesmo trilho atende trens de linhas diferentes. Ou seja, você pode estar esperando por um trem da linha ‘A‘, mas naquela mesma parada, também param trens da linha ‘C‘. É comum que o turista não se atente a isso e acabe entrando no trem errado.

A segunda peculiaridade é que as estações são separadas por sentido (norte, sul, leste, oeste), e uma não dá acesso à outra na maioria das vezes. Isso significa que, antes de entrar na estação, você precisa estar certo da direção em que deve ir.

Mas calma, vamos de passo a passo para não errar ao pegar o metrô de Nova York:

Passo 1: identifique a linha que deve pegar

As linhas do metrô são divididas por números (1, 2, 3…) e letras (A, B, C…) e são codificadas por cores nos mapas. Minha dica é não se apegar às cores e se atentar apenas às letras e números.

Para entender melhor, as cores são formas de agrupar linhas que, em determinados trechos, compartilham o mesmo trilho e grupo de estações em Manhattan. Por exemplo, as linhas A, C e E, todas azuis, seguem juntas pela 8th Avenue em determinado trecho.

Passo 2: identifique a direção que deve ir

O próximo passo é identificar para qual direção deve ir. Na grande maioria das vezes, você escolherá entre ir para o norte ou para o sul.

No dicionário do metrô novaiorquino, o sentido norte é chamado de ‘Uptown’ (parte de cima da cidade), e o sentido sul é chamado de ‘Downtown’ (parte de baixo da cidade).

Se você está no centro de Manhattan e quer ir para o norte (em direção ao Harlem ou ao Bronx, por exemplo), sua direção é Uptown. Se seu destino fica ao sul (como o Financial District ou o Brooklyn), sua direção é Downtown.

Agora, quando seu percurso segue o eixo leste-oeste, a identificação muda. Essas linhas geralmente indicam os bairros ou pontos de referência finais como destino.

Por exemplo, a linha 7, que conecta Manhattan ao Queens, é identificada como Manhattan-bound quando vai em direção ao oeste (rumo ao centro de Manhattan) e Queens-bound quando segue para o leste (em direção ao Queens).

Da mesma forma, a linha L, que liga Manhattan ao Brooklyn, recebe a identificação de Brooklyn-bound quando vai em direção ao Brooklyn, e Manhattan-bound quando se desloca para Manhattan.

Passo 3: encontre a sua estação correta

Toda entrada da estação de metrô de Nova York possui uma identificação com as linhas que passam ali (1, 2, 3, A, B, C…) bem como o sentido delas (Uptown, Downtown, Manhattan-bound, Brooklyn-bound).

Caso esteja na direção errada, muito provavelmente a entrada correta estará do outro lado da rua. E se não houver nenhuma informação sobre o sentido da linha, significa que aquela estação funciona para ambas as direções.

Passo 4: entre no trem certo

Uma vez que chegar à plataforma de embarque dos trens, lembre-se de que ela muito provavelmente atende a mais de uma linha.

Portanto, antes de embarcar no primeiro trem que passar, certifique-se de que é o seu ao verificar a informação tanto nos painéis das plataformas quanto nos próprios trens. Os trens da linha ‘A‘, por exemplo, terão uma grande letra ‘A‘ nas laterais e na frente do veículo.

Por fim, o último ponto de atenção ao embarcar no trem é com relação ao tipo de linha, se ela é expressa ou local. Enquanto o serviço expresso para apenas em algumas estações, o serviço local para em todas as estações do percurso daquela linha.

Se for um trem expresso, o sistema de som anunciará essa informação junto com a próxima estação em que ele parará (também há identificações nas estações, mas raramente são claras e visíveis). Se o expresso atender ao seu trajeto, ótimo, pois você chegará mais rápido ao seu destino final.

QUANTO CUSTA O METRÔ DE NOVA YORK

Entrada de uma estação de metrô de Nova York

Foto: Branden Skeli via Unsplash

O metrô de Nova York tem tarifa fixa, independentemente da distância que percorrer, assim como da quantidade de baldeações que fizer entre trens e linhas.

Portanto, cada vez que você passar por uma catraca do metrô, pagará US$ 2,90 pela passagem.


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COMO PAGAR PELO METRÔ DE NOVA YORK

Catracas na entrada da estação de metrô de Nova York

Foto: Paulo Silva via Unsplash

Atualmente, você pode pagar pelo metrô de Nova York de duas formas: usando seu cartão de crédito ou débito por aproximação (contactless) ou com o MetroCard.

Abaixo explico cada uma delas em detalhes:

Cartão por aproximação (OMNY)

Usar seu cartão de crédito ou débito por aproximação é, sem dúvida, a forma mais prática de pagar pelo metrô de Nova York.

Não tem erro: para passar pela catraca nas estações, basta aproximar seu cartão contactless na área indicada, onde aparecerá a palavra ‘Go’, liberando a entrada. Pronto, passagem paga.

Você pode usar seu cartão do Brasil habilitado para uso internacional ou, ainda melhor, um cartão internacional multimoedas, como o da Wise, por exemplo. Caso use aplicativos de carteiras digitais no celular ou no smartwatch, eles também são aceitos.

Esse sistema de pagamento via aproximação no transporte público de Nova York recebe o nome de OMNY (One Metro New York). Para aqueles que preferem não usar um cartão do banco, é possível comprar o OMNY Card por US$ 1.

Trata-se de um cartão recarregável que, após ser abastecido com créditos, funcionará da mesma forma, via aproximação na catraca, com a cobrança de US$ 2,90 por passagem.

Você pode comprá-lo e carregá-lo em máquinas de autoatendimento nas estações de metrô, que aceitam pagamentos com cartão ou dinheiro em espécie. Além disso, é possível fazer recargas online, via aplicativo ou site.

Vale saber que até quatro passageiros podem usar o mesmo método de pagamento por aproximação, seja um cartão do banco, seja o OMNY Card. Basta aproximá-lo na área indicada uma vez por passageiro para que cada passagem individual seja cobrada.

Tarifa semanal do metrô de Nova York

A partir da sua 12ª viagem em um período de 7 dias, seus demais trajetos de metrô dentro dessa semana serão gratuitos.

O sistema travará a cobrança em um teto de US$ 34 semanais de forma automática, a partir do primeiro dia em que você usou o transporte.

Por exemplo, você usou o metrô de Nova York pela primeira vez em uma quarta-feira e continuou fazendo viagens ao longo da semana. No domingo, você completou um total de 12 trajetos com o transporte público. Isso significa que o sistema travará automaticamente a cobrança, e suas próximas viagens até terça-feira serão gratuitas.

Esse limite semanal de US$ 34 é válido tanto para passagens pagas via cartão contactless quanto para créditos carregados em um OMNY Card.

Importante: use sempre o mesmo cartão ou o mesmo dispositivo para passar pelas catracas.

Você não pode alternar entre o cartão físico e o cadastrado na carteira digital, mesmo que seja o mesmo cartão! Ou seja, se começou a pagar via wallet do celular, continue pagando dessa mesma forma para que o número de viagens seja computado corretamente. O mesmo vale para o cartão OMNY.

MetroCard

O MetroCard foi, por muito tempo, o único sistema de pagamento do metrô de Nova York, até a chegada do prático pagamento via contactless. E, apesar de ainda existir, vale saber que ele será descontinuado em breve, provavelmente em 2025.

Assim como o OMNY Card, ele também é um cartão recarregável que custa US$ 1 e que você carrega com créditos para pagar as passagens de metrô. Entretanto, uma das diferenças é que ele não funciona por aproximação, mas por meio de uma tarja magnética.

Ao comprá-lo em máquinas de autoatendimento específicas do MetroCard dentro das estações de metrô, você seleciona se deseja a modalidade Pay-Per-Ride (em que pagará o preço unitário de US$ 2,90 por passagem) ou a Unlimited Ride.

Na versão Unlimited, você pode escolher o passe semanal (US$ 34 para uso ilimitado do metrô por 7 dias) ou o mensal (US$ 132 para viagens ilimitadas por 30 dias). Essa opção é individual, ou seja, não pode ser compartilhada com outras pessoas.

Já a modalidade Pay-Per-Ride, assim como os meios de pagamento por aproximação, pode ser compartilhada por até 4 passageiros.

Devido à praticidade do método contactless, que também possui o teto de US$ 34 semanais e a vantagem de não exigir compra antecipada (o sistema bloqueará a cobrança automaticamente ao atingir esse valor na semana), não vejo vantagem em adquirir o MetroCard.

Afinal, para que o passe semanal do MetroCard realmente valha a pena, você deve fazer pelo menos 12 viagens de metrô em um período de 7 dias. Já com o OMNY, caso não atinja esse número, você não terá prejuízo.

COMO PLANEJAR AS ROTAS DE METRÔ EM NOVA YORK

Trens do metrô de Nova York

Foto: ryandeberardinisphotos

O mapa do metrô de Nova York sempre pode ajudar, mas a melhor forma de planejar suas rotas é usando um aplicativo de celular.

Minha recomendação é baixar o aplicativo oficial da MTA, a empresa responsável pela operação do metrô da cidade.

O The Official MTA App (disponível para iOSAndroid) tem a vantagem de informar sobre linhas em manutenção e mudanças de rotas, além, é claro, de indicar o melhor percurso a partir do seu ponto de partida e destino final.

Outra opção é usar o Google Maps, que também cumpre bem o papel de planejar a melhor rota, mas pode não ter informações atualizadas sobre desvios de percurso.

DICAS DE SEGURANÇA AO PEGAR O METRÔ DE NOVA YORK

Plataforma de embarque lotada de pessoas à espera do trem

Foto: Eddi Aguirre via Unsplash

Nova York é uma cidade considerada segura, mas o problema dos batedores de carteira (chamados pickpockets em inglês) existe.

Como o ambiente do metrô, cheio de gente, é propício para esses furtos, é importante seguir algumas medidas básicas de segurança:

  • Mantenha bolsas e mochilas sempre fechadas e à sua frente, de forma visível;
  • Evite carregar itens de valor em bolsos de calças ou casacos e considere usar uma doleira para guardar dinheiro e documentos;
  • Se possível, evite pegar o metrô de Nova York com muitas malas durante os horários de pico;
  • Durante a noite, em horários menos movimentados, busque ficar perto de outros passageiros e evite pegar vagões vazios.

ACESSIBILIDADE DO METRÔ DE NOVA YORK

Entrada de estação de metrô de Nova York via elevador

Estação com acessibilidade | Foto: Hans Isaacson via Unsplash

Não podemos dizer que o metrô de Nova York seja cem por cento acessível, mas ele está, sim, mais avançado do que alguns sistemas de transporte europeus, como, por exemplo, o de Paris.

Atualmente, mais de 150 estações do metrô novaiorquino são acessíveis para pessoas com deficiência. Elas contam com elevadores de acesso, portas amplas para cadeiras de rodas, entre outras facilidades.

Neste mapa, você encontra em destaque as estações de metrô acessíveis para facilitar o planejamento da sua rota.

Além disso, no aplicativo da MTA há o status atualizado de funcionamento dos elevadores, que podem estar em manutenção.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO METRÔ DE NOVA YORK

Painel de estação com minutos restantes para próximos trens

Foto: Jon Skinner via Unsplash

O metrô de Nova York é um dos poucos sistemas de transporte público do mundo que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções. O tempo médio de espera entre trens é de 8 a 12 minutos.

Porém, de segunda a sexta, há um aumento na frequência de trens nos horários de pico (das 7h às 9h e das 16h às 19h). Nesse período, as estações estão mais cheias e os trens passam, em média, a cada 2 a 5 minutos.

À noite e aos finais de semana, o metrô funciona com uma frequência reduzida. Dependendo da linha, você poderá esperar de 10 a 20 minutos para embarcar.

Além disso, é comum que linhas entrem em manutenção aos sábados e domingos, o que altera o percurso do trem. O aplicativo da MTA mantém essa informação atualizada, por isso, consulte-o antes de planejar seu trajeto.

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