Com dezembro se aproximando, chega também uma das épocas mais especiais do ano. Afinal, quem não ama o Natal? E para quem está planejando viajar ao Velho Continente nessa época, visitar um mercado de Natal é algo que não pode faltar no roteiro!
Vinho quente, pães de todos os tipos e avelãs tostadas são apenas algumas das delícias que perfumam as praças de várias cidades europeias nesse período. Além das delícias, não dá para deixar de mencionar a decoração, as luzes e os eventos culturais que fazem o frio valer a pena!
Malas prontas? Neste artigo, você confere uma lista com 15 dos melhores mercados de Natal para conhecer na Europa em 2024. Confira!
- 15 MERCADOS DE NATAL PARA CONHECER NA EUROPA
- 1. Colônia, na Alemanha
- 2. Salzburgo, na Áustria
- 3. Praga, na República Tcheca
- 4. Tallinn, na Estônia
- 5. Budapeste, na Hungria
- 6. Copenhague, na Dinamarca
- 7. Viena, na Áustria
- 8. Berlim, na Alemanha
- 9. Estrasburgo, na França
- 10. Bruxelas, na Bélgica
- 11. Edimburgo, na Escócia
- 12. Zagreb, na Croácia
- 13. Manchester, na Inglaterra
- 14. Erfurt, na Alemanha
- 15. Bolzano, na Itália
15 MERCADOS DE NATAL PARA CONHECER NA EUROPA
1. Colônia, na Alemanha
Um dos primeiros países que vem à cabeça quando se pensa em mercados de Natal certamente é a Alemanha. Colônia, que é a quarta maior cidade do país, não desaponta: junto à sua arquitetura tradicional germânica, oferece diversas feiras de Natal.
A maior e mais famosa fica em frente à icônica Catedral de Colônia. Divirta-se assistindo às inúmeras atrações musicais que se apresentam em um palco no local e seja seduzido pelos artesanatos e pelo aroma dos quitutes alemães.
Em 2024, o Cologne Cathedral Christmas Market acontece de 18 de novembro a 23 de dezembro.
Leia também:
2. Salzburgo, na Áustria
Que Salzburgo é uma das cidades mais belas da Áustria, não é segredo. O que muita gente não sabe é que o mercado de Natal de Salzburgo é uma tradição que perdura desde o século XV.
Imagine a combinação da arquitetura barroca e medieval com o cheiro de biscoitos de gengibre recém-assados, a decoração natalina, as árvores cobertas de neve e muitas canções de Natal… magia pura!
Nesta temporada, o Salzburg Christkindlmarkt acontece de 21 de novembro de 2024 a 1 de janeiro de 2025.
3. Praga, na República Tcheca
Em pleno centro histórico de Praga, a Praça da Cidade Velha (Old Town Square) recebe o principal mercado de Natal da cidade, considerado um dos mais bonitos da Europa. Nesse cenário encantador, a praça é decorada com uma imensa árvore de Natal iluminada, rodeada por barracas de artesanato e iguarias típicas. Além das luzes e da arquitetura gótica ao redor, o mercado conta com apresentações culturais e musicais.
A uma curta caminhada dali, na icônica Praça Wenceslas, o segundo maior mercado de Natal da cidade complementa a experiência com seu presépio, barracas de presentes, muita comida e vinho quente. Apesar de estar em uma das áreas mais movimentadas da cidade, o mercado na Praça Wenceslas mantém um clima mais familiar e menos comercial.
Nesta temporada, os mercados na Praça da Cidade Velha e na Praça Wenceslas acontecem de 30 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025.
4. Tallinn, na Estônia
Se o Papai Noel realmente mora na Finlândia, é bem possível que ele comece a distribuir seus presentes pela vizinha Estônia.
Fato é que o Natal de Tallinn não é nada menos que mágico e tem um dos mercados mais incríveis da Europa. O principal mercado da cidade é instalado na Town Hall Square e possui um clima de conto de fadas. Além de ser muito iluminada, a praça conta com uma árvore de Natal gigante no centro, que, aliás, é uma tradição desde 1441.
Para comer, a feira oferece diversos pratos natalinos típicos dos países bálticos, bebidas quentes, repolho azedo e black pudding.
O mercado estará aberto de 22 de novembro a 27 de dezembro de 2024.
5. Budapeste, na Hungria
O mercado de Natal mais bonito de Budapeste é montado na Praça Vörösmarty e realmente surpreende!
São mais de 100 barracas com artesanatos, shows de marionetes, atrações e pratos locais. A comida, aliás, merece destaque… além de provar as tradicionais salsichas, o goulash (ensopado de carne bastante condimentado) e o lángos (espécie de pizza frita), é fácil se perder no paraíso dos doces húngaros, que inclui o kürtőskalács (famoso pão doce em formato de cone), panquecas e bolos.
O Mercado de Natal de Budapeste funciona de 16 de novembro de 2024 a 1 de janeiro de 2025.
Leia também:
- Onde se hospedar em Budapeste: melhores bairros e dicas
- Roteiro em Budapeste para 3 dias: guia completo com mapa
- Moeda da Hungria: saiba o que e quanto levar para Budapeste
6. Copenhague, na Dinamarca
O Tivoli Gardens, que além de jardim é também o segundo parque de diversões mais antigo do mundo em funcionamento (inclusive serviu de inspiração para a Disney), já é, por si só, uma das atrações mais incríveis de Copenhague.
Mas como as coisas sempre podem melhorar, no final do ano o parque é todo decorado para o Natal. Para completar, alguns brinquedos entram na temática, e novas atrações são adicionadas. Além disso, surgem muitos artesanatos e quitutes natalinos para os visitantes se deliciarem.
O Mercado de Natal do Tivoli Gardens estará aberto de 15 de novembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025. O custo de entrada ao parque, incluindo a visita ao mercado, é de 160 coroas dinamarquesas.
Leia também:
- Onde ficar em Copenhague: melhores bairros e dicas de hotéis
- Locomoção em Copenhague: do transporte público às bicicletas
7. Viena, na Áustria
Viena é provavelmente uma das capitais mais belas da Europa e, de meados de novembro até o Natal, as praças mais bonitas da cidade se transformam em encantadores mercados de Natal.
Aqui, destaque para o Wiener Christkindlmarkt, que transforma a Rathausplatz (Praça da Prefeitura) em uma terra de contos de fadas. Você encontrará presentes de Natal, parque de diversões, pista de patinação, enfeites de árvore, doces, bebidas quentes e uma decoração natalina apaixonante.
Em 2024, o mercado acontece de 15 de novembro a 26 de dezembro.
8. Berlim, na Alemanha
Mais um ponto para a Alemanha! E a capital, é claro, não poderia ficar de fora. Em Berlim, não há apenas um mercado de Natal, mas mais de setenta!
Com um número tão expressivo, fica difícil dizer qual é o melhor mercado da cidade, mas o fato é que o WeihnachtsZauber, tradicionalmente instalado na praça Gendarmenmarkt, é o mais famoso e também um dos mais adorados pelos locais, já que, além de sua localização incrível, é popular por seus produtos artesanais e coros que entoam canções natalinas diariamente.
A Gendarmenmarkt está atualmente fechada para renovações e, por isso, em 2024, seu famoso mercado de Natal foi transferido para a Bebelplatz. O mercado ficará aberto de 25 de novembro a 31 de dezembro.
Leia também:
- O que fazer em Berlim: 11 atrações imperdíveis na capital alemã
- Onde ficar em Berlim: melhores bairros e dicas de hotéis
- Roteiro em Berlim para 3, 4 ou 5 dias
- Transporte público em Berlim: como usar o metrô, trem e mais
9. Estrasburgo, na França
A cidade francesa, que já pertenceu à Alemanha, se destaca pela fusão das culturas dos dois países. Isso se reflete na arquitetura, na gastronomia e, é claro, nos mercados de Natal, que possuem um toque dos mercados germânicos.
Mais de 300 chalés com artesanatos, brinquedos de madeira, velas de vidro soprado e iguarias da culinária local (não deixe de provar os famosos biscoitos amanteigados da Alsácia) estão dispostos no centro histórico de Estrasburgo, criando um clima realmente mágico.
Em 2024, o Mercado de Natal de Estrasburgo acontece de 27 de novembro a 27 de dezembro.
Leia também:
10. Bruxelas, na Bélgica
Waffles? Sim! Chocolates? Por favor! Cervejas belgas? Agora!
Bruxelas já é, por si só, uma cidade incrível para visitar. Durante o ano todo, o aroma dos quitutes belgas domina a Grand Place. Para tornar tudo ainda mais encantador, na época do advento, seus prédios góticos são iluminados por luzes coloridas, e uma árvore de Natal gigantesca é instalada no centro.
Como se não fosse suficiente, da Grand Place até a Praça Sainte-Catherine são dispostos mais de 200 chalés com comidas e artesanatos, brinquedos (como roda-gigante e carrosséis) e uma pista de gelo para patinação.
O Mercado de Natal de Bruxelas acontece de 29 de novembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025.
Leia também:
- Onde ficar em Bruxelas: melhores bairros e dicas de hotéis
- O que fazer em Bruxelas: 15 atrações imperdíveis na capital belga
- Como ir do aeroporto de Bruxelas ao centro da cidade
11. Edimburgo, na Escócia
Confesso que sou suspeita para falar de Edimburgo, porque amo a cidade e amo a Escócia. Acho o clima da cidade e sua arquitetura simplesmente incríveis!
Para melhorar, durante a época de Natal, o Princes Street Gardens (jardim que fica ao pé do Castelo de Edimburgo) vira palco para inúmeras atrações de Natal, o que inclui parque de diversões, casa do Papai Noel e, claro, um maravilhoso mercado de Natal.
O Mercado de Natal de Edimburgo acontece de 15 de novembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025, fechando no dia 25 de dezembro.
12. Zagreb, na Croácia
Premiado várias vezes como o melhor mercado de Natal da Europa, é impossível Zagreb decepcionar.
O advento é levado a sério na cidade: uma árvore gigante é montada na praça Ban Josip Jelačić, sua fonte é iluminada e um jardim de inverno coberto abriga barracas com comidinhas e bebidas quentes.
Além disso, ao lado da catedral de Zagreb, há um presépio com apresentações ao vivo em um mercado de Natal com artesanatos, comida e música. Perto dali, na Praça Tomislav, a decoração natalina e uma pista de patinação no gelo encantam os visitantes.
O Mercado de Natal de Zagreb acontece de 30 de novembro de 2024 a 7 de janeiro de 2025.
Foto: Unsplash
13. Manchester, na Inglaterra
Manchester tem o primeiro mercado de Natal do Reino Unido (desde 1999) e um dos mais tradicionais também.
O mercado é, na verdade, uma aglomeração de vários mercados pelo centro da cidade. São mais de 200 barraquinhas de comidas internacionais, onde são servidos pratos que vão do goulash húngaro à paella espanhola.
O evento também tem uma programação intensa, com um grande desfile no dia 8 de dezembro e atividades culturais durante todo o período.
O Manchester Christmas Markets acontece de 8 de novembro a 22 de dezembro de 2024.
14. Erfurt, na Alemanha
Muitos dizem que Erfurt, a capital da região da Turíngia, tem a verdadeira alma da Alemanha. A cidade, que ainda preserva seu estilo medieval, também promove um dos melhores mercados de Natal da Alemanha e de toda a Europa.
Com um estilo mais simples e familiar, o mercado se espalha por todo o centro da cidade, com maior concentração na Domplatz.
Uma imensa pirâmide de Natal possui andares rotativos com esculturas de madeira em tamanho real. Além disso, é possível provar algumas iguarias locais, como o erfurter schittchen (pão doce com uvas passas e amêndoas), e comprar artesanatos regionais. Para as crianças, o local conta com uma roda-gigante, um carrossel e atrações inspiradas em contos de fadas.
O Mercado de Natal de Erfurt abre de 26 de novembro a 22 de dezembro de 2024.
15. Bolzano, na Itália
Bolzano provavelmente tem o mercado de Natal mais tradicional e famoso da Itália, e o principal motivo para conhecê-lo é a gastronomia!
A região de Bolzano, que pertencia ao Império Austro-húngaro e foi anexada à Itália após a Primeira Guerra Mundial, é bilíngue (italiano e alemão são línguas oficiais) e mescla as culturas italiana e germânica. O resultado? A feira de Natal de Bolzano une o melhor da gastronomia dos dois mundos.
Prepare-se para encontrar strudel de maçã, biscoitos de gengibre, salsicha alemã, pretzel, queijos, pizza, panino, piadina, cerveja, vinho e uma infinidade de delícias que só esse lugar poderia oferecer.
Mas Bolzano não é só comida! O mercado da cidade também é lindamente decorado e possui um espaço dedicado aos artesãos locais. Para as crianças, há um trem em miniatura, carrossel e shows de marionetes.
O Mercado de Natal de Bolzano acontece de 28 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025.
Mais dicas para curtir o Natal!Quer conferir outras dicas de viagem para curtir o Natal no melhor estilo? Confira as postagens dos blogs parceiros:
|
Tags: Alemanha Bélgica Berlim Bruxelas Budapeste Colônia Estrasburgo França Hungria