TOPO

“Guia Capadócia: o que fazer, onde ficar, como se locomover e mais”


Voar de balão e se encantar com paisagens únicas são motivos de sobra para conhecer a Capadócia, na Turquia. Mas o destino vai muito além! Ouso dizer que seu cenário de contos de fadas é apenas a cereja do bolo. O que faz valer de fato uma viagem para lá é a imersão histórica e cultural.

Viajar preparado para essa bagagem de conhecimento que te espera fará toda a diferença! Por isso, preparei neste artigo um guia completo da Capadócia para te ajudar em cada detalhe do planejamento da viagem.

Aqui você vai saber como chegar e se locomover, onde se hospedar, o que fazer e muitas outras dicas valiosas sobre o destino. Confira a seguir!

ONDE FICA A CAPADÓCIA

A Capadócia fica no centro da Turquia, na Anatólia Central. Diferente do que muitos pensam, não se trata de uma cidade, mas sim de uma região de 15 mil km². Está a cerca de 300 km de distância da capital Ancara, 730 km de Istambul e 540 km de Antália.

Apesar da sua grandiosidade, as atrações ficam próximas umas das outras, assim como as cidades mais turísticas para escolher como base. As principais são Göreme, Üçhisar e Ürgüp.

CURIOSIDADES SOBRE A CAPADÓCIA

Habitada ao menos desde 1.900 a.C, a paisagem fora do comum da Capadócia está fortemente atrelada à sua história milenar.

A Capadócia surgiu da combinação da erupção de vulcões com a erosão causada pela ação do vento e da água. Isso há 30 milhões de anos. O resultado são as formações geológicas curiosas que vemos hoje e que o homem que chegou na região há tanto tempo também encontrou.

Ao perceber que tais rochas eram extremamente maleáveis, ele começou a cavar túneis e estabelecer moradia nas cavernas. No século IV d.C, os católicos fugidos da perseguição romana chegaram e encontraram proteção em verdadeiras cidades subterrâneas.

O significado da palavra Capadócia remete a um dos vários povos que habitaram a região, os Persas, e quer dizer ‘a terra dos belos cavalos’.


Leia também:


COMO CHEGAR NA CAPADÓCIA

De Avião

A melhor forma de chegar na Capadócia é de avião, principalmente se o seu ponto de partida for Istambul. A Turquia tem uma boa oferta de voos internos econômicos e, se comprados com antecedência, esse deslocamento não pesará no orçamento.

Há dois aeroportos que atendem a região da Capadócia, um em Kayseri (Kayseri Erkilet Airport – ASR) e outro em Nevşehir (Nevsehir Kapadokya Airport – NAV). Por mais que esse último esteja mais próximo das principais cidades turísticas, é no de Kayseri que a oferta de voos é maior e os preços são mais atrativos.

Para o trajeto entre aeroporto e sua cidade-base, o mais econômico é usar algum dos transfers coletivos oferecidos pelas agências locais.

O preço geralmente parte de 150 TL (R$ 40) de Kayseri. Para mais conforto, as mesmas agências também disponibilizam transfers privativos por um custo um pouco maior. Aqui você pode conferir algumas opções e reservar tudo online – não deixe de conferir as avaliações de cada prestador. Outra opção é pedir um contato confiável à sua hospedagem. 

De ônibus

Outra opção para chegar na Capadócia é de ônibus.

Saindo de Istambul o caminho é longo, são cerca de 11h de viagem. A melhor opção, nesse caso, são os ônibus diretos para Göreme oferecidos pela Flixbus. Na alta temporada há algumas partidas diárias e os valores partem de R$ 180. Vale dizer que os bilhetes começam a ser vendidos com aproximadamente 1 mês de antecedência.

Já da região de Antália, na costa Mediterrânea, e principalmente da capital do país, Ancara, as viagens são mais rápidas e econômicas. Novamente, a melhor alternativa são os ônibus da Flixbus.

COMO SE LOCOMOVER NA CAPADÓCIA

Para explorar a Capadócia é preciso se movimentar. Os atrativos turísticos estão espalhados pelas cidadezinhas da região e, por isso, independente da sua base, você terá que sair dela em algum momento.

A depender da vila que se hospedar, muita coisa poderá ser conhecida a pé. Mas para ir além, a Capadócia oferece diferentes alternativas para se locomover.

De ônibus

As cidades da Capadócia e, portanto, onde estão as atrações turísticas, são bem conectadas pelos Dolmuş, os transportes públicos intermunicipais da Turquia.

Se locomover com eles é uma ótima alternativa para quem quer economizar e não está com o cronograma apertado. Os bilhetes são baratos, mas, a depender do trajeto, você pode precisar de mais de um ônibus para chegar ao destino final.

Com agências de turismo

A forma mais prática e conveniente de se locomover na Capadócia é com os tours das agências de turismo locais. A um valor modesto por pessoa, os passeios incluem transporte e guia, além de te buscar na porta do hotel.

Os tours oferecidos são praticamente iguais em todas as agências. Mas é sempre bom comparar os preços para tomar a decisão. Caso busque otimizar seu tempo e queira algo personalizado, as mesmas agências oferecem passeios privativos.

 

 

De carro

Agora, se sua prioridade é a liberdade e você pode pagar um pouco mais caro por ela, alugar um carro na Capadócia é uma opção. Você monta seu roteiro e, com auxílio de um GPS, chega às diversas atrações da Capadócia rapidamente.

Caso essa seja a opção escolhida, vale a pena retirar e devolver o veículo no próprio aeroporto para não ter que se preocupar com o transfer.

Para comparar as tarifas e reservar um carro fora do Brasil, a nossa recomendação é sempre a Rental Cars, que além de confiável sempre garante bons descontos.

Ah, e brasileiros podem dirigir tranquilamente na Turquia com a CNH brasileira ou com a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

QUANDO IR À CAPADÓCIA

A melhor época para ir à Capadócia é na primavera e no outono, mais especificamente nos meses de abril, maio, setembro e outubro. Nesse período chove pouco e o clima é agradável, com temperaturas máximas médias de 25°C.

No verão, especialmente em julho e agosto, é alta temporada na Capadócia. Momento em que o destino está mais cheio e, consequentemente, mais caro. O lado bom é que o calor não é intenso e os dias de sol são longos e proveitosos.

O inverno é ideal para quem curte o friozinho e quer economizar, já que a baixa temporada garante preços atrativos. Mas, por outro lado, essa é a época do ano em que as chances do voo de balão ser cancelado são maiores. Isso porque a estação é marcada por mais ventos e chuvas, além de possíveis nevascas, inviabilizando o passeio.

QUANTOS DIAS FICAR NA CAPADÓCIA

Aconselho o mínimo de três dias na Capadócia, principalmente se o passeio de balão está no topo da sua lista de prioridades. Como os voos dependem do clima favorável, o mau tempo pode cancelar o passeio e ele ser remarcado para o dia seguinte.

Agora, se dispõe de tempo e quer aproveitar as variadas atrações com calma, então cinco dias é o número ideal. Não subestime o destino, pois a região central da Turquia tem muito a oferecer!

ONDE FICAR NA CAPADÓCIA

Vila de Göreme, na Turquia, ao entardecer

Vila de Göreme ao entardecer | Foto: Getty Images

As principais vilas para se hospedar na Capadócia são Göreme, Üçhisar e Ürgüp.

Göreme é a melhor escolha para quem quer independência, já que é possível conhecer várias atrações a pé. Apesar de pequena, é a vila com mais estrutura voltada ao turismo. A alta oferta de serviços, como restaurantes e hotéis, garante preços convidativos.

Üçhisar fica a apenas 5 km de Göreme. A pequena área turística se concentra numa colina. É a escolha certa para quem prefere algo mais reservado e romântico. Caso seja essa a sua escolha, é melhor ter transporte próprio ou contar com os passeios oferecidos pelas agências.

Ürgüp se destaca pela concentração de hotéis sofisticados da Capadócia. Sendo a maior das três, o local também é indicado para quem prefere a estrutura mais agitada da cidade ao invés da calmaria das vilas.

Na sequencia, você confere algumas sugestões de hotéis e pousadas para diferentes orçamentos na Capadócia:

Econômico

  • Cappadocia Cave Rooms: em Göreme, há opções de quartos compartilhados e privativos. Tem piscina no rooftop e café da manhã incluso nas diárias;
  • Balloon View Hotel: outra opção para economizar em Göreme, oferece quartos duplos com boas tarifas e também inclui café da manhã nas diárias.

Bom custo-benefício

  • Hermes Cave Hotel: em Üçhisar, o fica coladinho ao castelo da vila. Tem uma vista espetacular, equipe atenciosa, além de restaurante e piscina no terraço;
  • Göreme Mansion: em Göreme, a pousada conta com estrutura de pedra e decoração impecável. Ótima oportunidade para dormir num quarto caverna a preços moderados.

Conforto

  • Dere Suites Cappadocia: é um hotel caverna de Ürgüp cravado na pedra. Seus inúmeros terraços dão um charme único ao local, que não decepciona na vista;
  • Taskonaklar: merece destaque dentre as opções confortáveis de Üçhisar. Também esculpido na pedra, tem quartos luxuosos, hidromassagem e uma vista de tirar o fôlego.

Por fim, vale dizer que um dos atrativos da Capadócia é se hospedar num luxuoso hotel caverna. Caso queira viver essa experiência, também pode conferir a nossa seleção com os melhores hotéis cavernas da Capadócia.

O QUE FAZER NA CAPADÓCIA

Agora que passamos pelos tópicos primordiais para planejar uma viagem à Capadócia, vamos à parte mais divertida. Afinal, o que fazer na Capadócia?

Göreme Open Air Museum

Caminho em meio ao Göreme Open Air Museum

Caminho em meio ao Göreme Open Air Museum | Foto: Getty Images

A cerca de 1 km do centro de Göreme, este museu a céu aberto é uma das principais atrações da Capadócia.

O local abrigou um monastério bizantino entre os séculos X e XIII, tão importante que era considerado uma espécie de universidade da fé. Hoje, é possível caminhar pelo que foram igrejas, cozinhas e salas de refeições na época.

O que torna o museu ainda mais incrível é que toda essa estrutura foi esculpida nas rochas. Em algumas das igrejas, os afrescos com imagens dos santos seguem preservados. A mais bonita delas é a Igreja Escura e é preciso pagar um adicional ao ingresso para entrar nela.

A importância histórica do Open Air Museum é tanta que ele é considerado um Patrimônio Universal da Humanidade pela UNESCO. Por ser uma das atrações mais requisitadas da Capadócia, vale a pena se programar para chegar assim que a bilheteria abrir as portas.

O espaço abre diariamente das 8h às 17h. A entrada tem um custo de 300 TL (R$ 77). Já para entrar na Igreja Escura, há um extra de 50 TL (R$ 13).

Passeio de balão

Balões sobrevoando a Capadócia

Passeio número 1 quando se pensa em Capadócia | Foto: Getty Images

Voar de balão é outra atração que fica no topo da lista de o que fazer na Capadócia. Afinal, apreciar a paisagem única da região de um ponto privilegiado é uma experiência inesquecível.

Tudo começa antes do amanhecer, já que uma das mágicas é ver o nascer do sol já tendo alçado voo. Os preços começam a partir de 160 euros e aumentam conforme a duração do passeio se estende e o número de pessoas dentro de um mesmo balão diminui.

De fato, não é um passeio barato, mas valerá cada centavo! Para que sua experiência seja a melhor possível, veja aqui nosso post com todas as dicas sobre o passeio de balão na Capadócia.

Cidades subterrâneas

Passagens subterrâneas em Derinkuyu, na Capadócia

Passagens subterrâneas em Derinkuyu | Foto: Getty Images

No subsolo da Capadócia já foram identificadas mais de 100 cidades subterrâneas e os pesquisadores acreditam existir muito mais. Duas delas são as principais para visitação turística, a de Derinkuyu e a de Kaymakli.

Elas eram usadas pelos cristãos para se protegerem da perseguição religiosa entre os séculos V e X. Nos momentos de guerra e insegurança, as comunidades cristãs que viviam na região se mudavam para uma das cidades subterrâneas para se esconder. E lá ficavam por meses, até que fosse seguro sair novamente.

A imensidão construída debaixo da terra é impressionante. São 85 metros de profundidade que comportam cerca de 10 andares subterrâneos. Tinha espaço para deixar os cavalos, cozinhas, quartos, local para produção de vinho e um sistema para ventilação de ar.

Para entender a fundo como as cidades subterrâneas funcionavam, vale a pena estar acompanhado de um guia. Há a opção de contratá-los na entrada da atração, caso não queira fechar um passeio desde sua cidade-base. Aos claustrofóbicos, esse não é um passeio aconselhável.

Ambas as cidades podem ser visitadas diariamente, das 8h às 17h, e têm um custo de entrada de 250 TL (R$ 64). Se tiver que escolher entre uma delas, é legal saber que a de Derinkuyu é maior e conta com espaços um pouco mais amplos.

Love Valley

Love Valley, na Capadócia

O “curioso” Vale do Amor | Foto: Getty Images

O Vale do Amor é um dos muitos vales que circundam as vilas da Capadócia. Eles são locais perfeitos para caminhar em meio às formações rochosas curiosas que dominam a paisagem. Todos eles têm entrada gratuita.

Como nesse vale em específico as formações predominantes lembram o formato do órgão sexual masculino, o nome Vale do Amor veio de forma bastante oportuna.

Considere fazer um passeio no Vale do Amor para ver o nascer do sol com os muitos balões no horizonte ou então no pôr do sol, quando o céu laranja deixará o cenário ainda mais bonito!

Pasabag Valley

Pasabag Valley, na Capadócia

Pasabag Valley, um dos mais interessantes vales para se visitar | Foto: Getty Images

Neste outro vale, as chaminés de fada em formato de cogumelos são apenas um dos destaques que justificam incluir esse lugar no roteiro.

De fato, o que torna mais interessante passear pelo Pasabag Valley são as centenas de casinhas e igrejinhas esculpidas nas rochas encontradas ali. São os vestígios de comunidades inteiras que fizeram das pedras e cavernas suas moradas.

Andar sem rumo nesse vale, entrar pelas pequenas portinhas que revelam antigos lares e imaginar como era a vida no local há tantos anos é, sem dúvidas, algo a se fazer na Capadócia.

Pigeon Valley

Pigeon Valley em Göreme, na Turquia

Vista panorâmica do Pigeon Valley, ou Vale dos Pombos | Foto: Getty Images

Mais um vale para a lista, o Pigeon Valley (ou Vale dos Pombos) fica entre as vilas de Göreme e Üçhisar.

A razão pelo qual o vale recebeu este nome? As comunidades que ocuparam a Capadócia entre os séculos V e X construíram centenas de casinhas para os pássaros nas suas rochas.

Essas aves eram importantes para eles porque acreditavam que suas fezes ajudavam a deixar a terra mais fértil e a tornar as frutas mais doces. Além de poder olhar de perto as tais casinhas que seguem até hoje ali, você terá vistas incríveis do Pigeon Valley!

Outros vales da Capadócia

Red and Rose Valley, na Capadócia

Red and Rose Valley | Foto: Getty Images

A lista de vales para conhecer na Capadócia é enorme. Outros que merecem destaque são o Red and Rose Valley, Devrent Valley (ou ‘Vale da Imaginação’, já que, com a imaginação fértil, é possível identificar diversos formatos de animais esculpidos nas rochas) e o Ihlara Valley, que se diferencia por ter um rio que o corta (esse tem um custo de 90 TL).

O interessante é que cada um tem sua característica única, tornando nada tedioso conhecer mais de um vale durante a viagem. As caminhadas por eles são leves, sendo a maior parte do terreno plano. O que vai mesmo te tirar o seu fôlego serão as vistas.

Uma forma interessante de percorrê-los é em passeios de quadriciclos. Agências locais oferecem tours em grupos em horários pré estabelecidos com roteiros de um dia inteiro, meio dia ou apenas algumas horas (veja algumas opções). Além dos vales, o itinerário garante adrenalina e paradas em mirantes.

Üçhisar Kalesi

Vila de Üçhisar com o castelo no alto da colina

Vila de Üçhisar com o castelo no alto da colina | Foto: Aydin Hassan

Bater perna pelo charmoso vilarejo de Üçhisar é algo a se fazer na Capadócia. E quando fizer, tenha como objetivo final chegar até o castelo, chamado de Üçhisar Kalesi, que fica no topo da colina da vila (a entrada custa 100 TL – R$26). Sendo um dos pontos mais altos da região, já dá para entender porque valerá a subida.

Mas esqueça aquela imagem de castelo medieval europeu. Como tudo que é antigo na Capadócia, o de Üçhisar foi talhado na pedra. Programe-se para chegar aqui no pôr do sol, quando o visual é ainda mais bonito.

Catedral de Selime

Catedral de Selime

A grandiosidade da Catedral de Selime | Foto: Getty Images

A Catedral de Selime é mais uma herança deixada pelos tempos Bizantinos, no século VIII. E diferente das pequenas e apertadas igrejinhas do Open Air Museum, essa é enorme!

São túneis e corredores que levam a espaçosos salões bem decorados e com tetos abobadados. Tudo esculpido diretamente na rocha.

O ingresso para visitação tem um custo de 60 TL (R$ 16).

Noite Turca

Apresentação em Noite Turca, na Capadócia

Apresentação em Noite Turca | Foto: Evranos Restaurant

Se procura algo para ocupar sua noite e se aprofundar na cultura local, a Noite Turca é uma opção bastante interessante.

Basicamente, é um jantar com comida típica acompanhado de um show de dança e música regional. Tudo acontece, claro, dentro de uma caverna.

Para ter essa experiência, você pode procurar um restaurante que conte com o atrativo (reserve antes) ou, então, fazê-lo através das agências, que geralmente já providenciam o transfer de e para o hotel.

Veja alguns restaurantes conhecidos pela Noite Turca:

MUSEUM PASS CAPPADOCIA

Várias das atrações na Capadócia possuem taxa de entrada e, dependo dos seus interesses, você pode se perguntar se vale a pena comprar o Museum Pass Cappadocia.

Esse passe tem um custo de 1.000 TL (R$ 250) e garante entrada livre às seguintes atrações:

  • Goreme Open-Air Museum;
  • Dark Churck;
  • Ihlara Valley;
  • Derinkuyu Underground City;
  • Kaymakli Underground City;
  • Özkonak Underground City;
  • Nevsehir Museum;
  • Çavuşin Church;
  • Haci Bektas Museum;
  • Nevşehir Zelve-Paşabağları Archaeological Site;
  • Aksaray Monastery Valley;
  • Aksaray Museum;
  • St. Jean Church.

Vale saber que o passe é válido por 3 dias corridos a partir da data de ativação (primeira atração) e só pode ser usado uma vez em cada um dos atrativos. Ele pode ser comprado online ou em um dos postos oficiais de venda (veja aqui).

O Museum Pass Cappadocia vale a pena?

Para a maioria dos turistas, o Museum Pass Cappadocia não vale a pena.

A verdade é que ele será vantajoso apenas para quem deseja dar o “check” em muitas atrações (a maior parte do tipo “museu”) em um período bem curto de tempo, o que não encaixa bem na maioria dos itinerários.

Supondo que você decida visitar apenas o Goreme Open-Air Museum (300 TL), Dark Church (50 TL), Ihlara Valley (90 TL) e Derinkuyu Underground City (250 TL) – que dentre as inclusões, são as minhas principais recomendações -, gastaria um total de 690 TL comprando os ingressos individualmente.

Outra questão para se considerar é que, caso você resolva fazer os passeios através de agências, as entradas já costumam estar incluídas no preço dos tours.

É CARO VIAJAR PARA A CAPADÓCIA?

Viajar para a Capadócia pode ser mais barato do que você imagina. Embora as altas taxas de inflação venham comprometendo o poder de compra na Turquia, a verdade é que a desvalorização da lira turca privilegia (e muito) os turistas estrangeiros.

É possível encontrar hospedagens a um excelente custo-benefício em Göreme, principalmente. Há opções bem avaliadas e com café da manhã incluso por 500 TL (R$ 130) a diária para o casal. Há também hostels onde quartos compartilhados são ainda mais baratos.

Comer também não pesará no orçamento. Restaurantes simples e que não desapontam na qualidade cobram cerca de 60 TL (R$ 20) no prato bem servido.

São os passeios na Capadócia que podem tornar a viagem mais cara, principalmente o de balão, que custa a partir de 160 euros (R$ 870). Excursões de um dia com agências custam cerca de 550 TL (R$ 140) a depender das atrações visitadas.

No final das contas, o seu orçamento é quem manda! Dá pra viajar com bem pouco ou ter experiências luxuosas (ainda assim, gastando menos que muitos outros destinos).

Confesso que fui para a Capadócia receosa. Me preocupava o destino ter se descaracterizado pelo excesso de turistas. Mas me surpreendi. E a surpresa foi tanta que decidi até estender meus dias por lá.

Um lugar único no mundo que oferece paisagens naturais impressionantes, rica cultura local e imersão histórica como poucos lugares no mundo podem proporcionar.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»