Decidir o que fazer em Sintra em 1 dia não é uma tarefa fácil, afinal, estamos falando da cidade dos castelos. Mas, para quem tem pouco tempo no roteiro e não quer perder a oportunidade de conhecer a antiga vila portuguesa, dá sim pra fazer um roteiro enxuto e proveitoso.
Pertinho de Lisboa – você pode ir inclusive de trem -, Sintra encanta pelas cores, história e as vistas panorâmicas incríveis. Outro motivo para colocar a cidade no seu roteiro é que a passagem de Lisboa até Sintra é barata. Com mais tempo, você também pode fazer uma parada estratégica no caminho para outras localidades, como Nazaré ou Coimbra.
Além do Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, que são mais conhecidos, em Sintra você também visita um belo centro histórico. Quer saber mais? Confira todas as minhas dicas neste artigo!
QUANDO IR PARA SINTRA?
A visita a Sintra não depende de estação do ano, mas saber como é o clima pode ajudar você a se programar. Sintra está a uma altitude mais elevada que a capital portuguesa, então acaba fazendo mais frio por lá, principalmente no inverno. Mas nada que impeça o passeio.
Entre novembro e março pode haver mais chuva, enquanto que em julho e agosto é bem seco, mas quente.
Agora, se você quiser fugir do frio e também do calor extremo, os meses de primavera e outono são sempre bons. Essa dica vale para quase todo tipo de programação na Europa.
Por outro lado, o que muitos não sabem é que visitar Sintra no verão pode ter um bônus: as praias. Sim, há praias em Sintra e elas são realmente bonitas, sendo a Praia Grande a mais famosa. Você também pode conhecer a Praia da Adraga ou Praia das Maçãs, que são mais tranquilas.
Leia também:
- Roteiro de 8 dias em Portugal: de Lisboa a Porto (com mapa)
- O que fazer em Nazaré, Portugal: o destino das ondas gigantes
- Roteiro em Lisboa para 3, 4 ou 5 dias (com mapa)
- O que fazer em Coimbra em 1 dia? Roteiro de bate e volta
- O que fazer em Lisboa: 11 atrações imperdíveis
- Onde se hospedar em Lisboa
COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM SINTRA?
Quem estiver em Lisboa pode ir de trem facilmente para Sintra através da estação ferroviária do Rossio. A viagem dura quase 1 hora e custa cerca de 4,60 euros (ida e volta) com a Comboios de Portugal.
Outra opção é ir de carro. A viagem, partindo de Lisboa, é rápida: cerca de 30km pela autoestrada. O problema do carro em Sintra é que o estacionamento no centro histórico é um tanto quanto limitado e, no verão, o trânsito pode atrapalhar.
Para quem pretende alugar um veículo, a nossa recomendação fora do Brasil é sempre a Rental Cars. Ela compara as tarifas das melhores locadoras e ainda oferece um valor descontado.
Já se você chegar em Sintra de trem, a opção dos ônibus turísticos é a melhor forma de locomoção. Digo isso pois é uma cidade realmente difícil de se conhecer somente a pé, mesmo para quem tem um bom preparo físico, e esse tipo de transporte acaba sendo primordial para otimizar tempo e poupar energia.
Duas linhas de ônibus turísticos serão úteis por lá:
- Linha 434: te leva até o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros – custa 6,90 euros;
- Linha 435: tem paradas no Palácio da Vila, Palácio de Seteais, Palácio de Monserrate e também na Quinta da Regaleira – custa 5 euros.
O ponto positivo desse ônibus é que a parada final é próxima da estação de trem e você consegue fazer o caminho a pé. Então, se não for de carro, siga essa dica e otimize o seu roteiro de um dia em Sintra.
QUANTO TEMPO FICAR EM SINTRA
Antes de você planejar o seu roteiro de 1 dia em Sintra, tenha em mente que no Palácio da Pena e Castelo dos Mouros você gastará bastante tempo. Ou seja, quem faz uma visita rápida nem sempre consegue incluir muitos outros pontos turísticos no roteiro.
É claro que você ainda conseguirá fazer outras atividades, como um almoço pelo centro histórico e mais alguma visita aos palácios da cidade. De forma geral, eu diria que um dia é suficiente para conhecer Sintra!
Porém, vamos supor que você quer fazer a visita com calma e vai chegar na cidade já no início da tarde. Neste caso, eu dou a dica de escolher bem os lugares que deseja visitar antes que fechem ou passar a noite e aproveitar a manhã do dia seguinte.
Quem puder passar dois dias em Sintra, com certeza vai conhecer bem a cidade. Mas não se preocupe: o bate e volta de um dia a partir de Lisboa também vale super a pena!
ONDE FICAR EM SINTRA
Quem tiver a sorte de se hospedar em Sintra vai conferir bem o charme da cidade, já que isso passa também para as suas acomodações. Inclusive, é bem curioso pois há muitos palácios antigos reformados que hoje são pousadas.
Como os palácios mais visitados da cidade são distantes do centro histórico, é um pouco difícil se hospedar perto deles. O melhor é se concentrar na zona central da cidade, pois ali você está perto dos restaurantes e transportes.
A seguir, você confere uma boa seleção de hospedagens em Sintra (todas bem localizadas) que atendem a diferentes perfis e orçamentos:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
O QUE FAZER EM SINTRA
Abaixo, reuni as melhores atrações para colocar em um roteiro de 1 dia em Sintra.
Claro que, como o tempo é limitado, você terá que apertar o passo em algumas delas para conseguir ter um panorama geral de Sintra. Caso tenha mais um dia livre, pode manter esse mesmo planejamento com mais folga ou até mesmo incluir algumas outras atrações no roteiro.
Vila de Sintra e Palácio Nacional
O centro histórico pode ser o ponto de partida do seu roteiro de um dia em Sintra. Ele não é grande, então em poucos minutos você faz uma boa caminhada em volta. Pode aproveitar também para comprar alguma lembrança ou tomar um bom café e almoçar por lá.
Entre as atrações da Vila de Sintra, você pode visitar o Palácio Nacional, ou Palácio da Vila, como também é chamado.
O palácio mais antigo de Portugal e que já foi residência da família real portuguesa no século XII é, na verdade, um conjunto de edifícios construídos e adaptados ao longo dos séculos. Por isso mesmo, ele é uma interessante mistura de estilos, que vão do gótico ao renascentista.
O ingresso para o Palácio Nacional custa 10 euros e pode ser comprado na bilheteria ou online.
Castelo dos Mouros
Uma das principais atrações do seu roteiro de 1 dia em Sintra será o Castelo dos Mouros. O imponente castelo, construído no século 10, é de uma importância tão grande que foi classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. A beleza da fortificação, que marca o período de ocupação islâmica da Península Ibérica, é realmente imperdível.
A visita exige um pouco de fôlego, pois você anda bastante entre as áreas do castelo. O mais legal é visitar as torres e ter uma vista incrível da cidade! Mas não esqueça: vá sem pressa, pois você terá muito o que ver!
O ingresso custa 8 euros e é recomendado comprar online antecipadamente para evitar as longas filas.
Palácio Nacional da Pena
Se a vista de Sintra já é incrível no Castelo dos Mouros, isso só melhora no Palácio da Pena! Como é mais “novo”, construído entre 1839 e 1885, você visita vários cômodos com decoração original.
Essa é outra visita que exige calma e se caminha bastante, pois na verdade há um parque inteiro em volta. A construção também chama atenção por ser toda colorida, o que dá ainda mais beleza ao palácio.
Você vai perceber que há muitas influências árabes ao redor, além de jardins, lagos e uma vista panorâmica de Sintra que é inesquecível!
O ingresso para o complexo custa 14 euros e é necessário comprá-lo antecipadamente online, já que a visita ao Palácio tem hora marcada.
Quinta da Regaleira
Quem gosta de um pouco de mistério precisa incluir a Quinta da Regaleira no roteiro de um dia em Sintra! Além do contato com a natureza e a arquitetura única, essa quinta tem várias histórias interessantes.
No seu ponto mais disputado, o “Poço Iniciário“, há muitas lendas que o associam a bruxaria e outros rituais. Segundo várias dessas histórias, é ali, em uma torre de 27 metros de profundidade, que está a união entre o paraíso e inferno .
A Quinta da Regaleira também possui passagens “secretas”, o Lado das Cascatas e o palácio, que pode ser visitado internamente. O ingresso custa 10 euros e também pode ser comprado online.
Palácio de Monserrate
Construído em 1856, o palácio tem uma arquitetura romântica, que é encantadora, mas está mais afastado dos demais pontos turísticos. Por isso, indico que você o inclua no seu roteiro de um dia em Sintra somente se estiver com tempo sobrando.
De qualquer forma, é um bom lugar para visitar e conferir os seus jardins. Para se ter ideia, ali há espécies botânicas do mundo todo no mesmo espaço, por isso a sua importância ao país! É possível fazer a visita diariamente e o ingresso custa 8 euros. Compre online para evitar filas.
Baixe o mapa
Quer ter todas as atrações na mão para não perder nada durante a sua viagem? Abra o nosso mapa no Google Maps do seu celular e deixe ele salvo!
Mesmo que em um roteiro de 1 dia, com certeza a visita a Sintra será um ponto alto na sua passagem em Portugal. Essa cidade cheia de cores tem uma população super calorosa e é bem acessível para quem está viajando pelo país.
Tags: Castelo dos Mouros Europa Palácio de Monserrate Palácio Nacional da Pena Portugal Quinta da Regaleira Sintra