Decidir onde ficar em Barcelona é uma das principais e, às vezes, mais difíceis tarefas ao planejar uma viagem pela capital da Catalunha. Assim como toda cidade grande e cosmopolita, você encontrará uma grande variedade de opções.
Cada região tem o seu charme e vantagens, mas escolher um hotel bem localizado vai fazer toda a diferença na hora de aproveitar as atrações da cidade. Em termos de localização, o Eixample é o melhor, mas há outras ótimas opções.
Para te ajudar a planejar, separamos os 6 melhores bairros e regiões onde se hospedar em Barcelona, além de sugestões de hotéis. Dessa forma, você poderá encontrar uma opção bem localizada e que atenda ao seu orçamento e preferências. Confira!
ONDE FICAR EM BARCELONA: MELHORES BAIRROS E DICAS DE HOTÉIS
Barcelona é uma cidade grande, então, independente da região escolhida, em algum momento será necessário usar o transporte público. Por isso, é importante escolher hotéis com fácil acesso ao metrô e que estejam o mais próximo possível das principais atrações.
Além disso, também é importante considerar o seu perfil de viagem e orçamento. Você quer aproveitar a vida noturna? Prefere ficar mais longe do burburinho dos turistas? Quer ficar perto de museus e atrações?
Outra coisa a se levar em conta é que se hospedar em Barcelona não sai barato. A hotelaria da cidade catalã está entre as mais caras da Europa, o que faz com que nem mesmo as opções mais econômicas sejam tão baratas assim. Então, lembre-se: quanto mais central, mais altas as tarifas ficam.
Dito isso, as melhores regiões para ficar em Barcelona são o Eixample, Bairro Gótico, El Born, Vila de Gràcia, Sants-Monjuïc e La Barceloneta. Abaixo, falo das características de cada uma delas e dou boas dicas de hotéis para diferentes orçamentos.
Eixample: moderno e perto de tudo

Plaça de Catalunya no distrito de Eixample | Foto: Getty Images
O Eixample é um dos maiores distritos de Barcelona, composto por diferentes áreas. Apesar de ficar fora do centro histórico, está colado aos bairros da região. É uma área moderna, planejada e muito bem localizada, próxima de tudo. Foi o local que escolhi para viver na cidade, e posso afirmar que foi a melhor decisão!
Com uma linda arquitetura modernista, o Eixample tem belos prédios, ruas largas e é cheio de lojas e restaurantes. Além disso, também é onde está a Sagrada Família, os principais edifícios de Gaudí, a Plaça de Catalunya, entre outros pontos.
Como é um distrito grande, possui divisões, e as melhores para ficar são a Dreta de l’Eixample e Sagrada Família.
Em Dreta de l’Eixample você estará perto do Passeig de Gràcia, uma das principais avenidas da cidade, cheia de lojas de marca, restaurantes e as famosas casas Batló e La Pedrera, de Gaudí. Além disso, essa área abriga a Plaça de Catalunya e faz divisa com o Bairro Gótico, El Born e Las Ramblas.
Já no bairro Sagrada Família, você ficará perto da famosa igreja, de mesmo nome, construída por Gaudí. Apesar de ser mais afastado, é um bairro bonito, com muitas lojas e restaurantes e fácil acesso ao metrô.
A seguir, confira as minhas sugestões de hospedagem para ficar no Eixample, em Barcelona:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Leia mais:
- Metro, ônibus e trem: como usar o transporte público em Barcelona
- Como ir do aeroporto de Barcelona até o centro da cidade
- O que fazer em Barcelona: melhores atrações e dicas (com mapa)
Bairro Gótico: medieval e animado

Las Ramblas no Bairro Gótico de Barcelona | Getty Images
No coração da cidade, o Bairro Gótico é famoso e uma das principais opções de onde ficar em Barcelona. Com construções medievais e ruas estreitas, ele data da época dos romanos e é repleto de história. Embora antigo, seus prédios são superconservados e é uma delícia caminhar entre suas ruas.
Dentre as atrações mais famosas estão a famosa rua Las Ramblas, que, com mais de 1 km de extensão, é cheia de lojas, restaurantes e bares. Outros pontos de interesse são a Catedral, a Basílica de Santa Maria del Pi, a Plaça Sant Felip Neri, a Plaça de Sant Jaume, o Passeig de Colom, entre outros.
Por fim, o Bairro Gótico está em uma área supercentral e bem servida de transporte público. Contudo, é bastante movimentada e está sempre cheia de turistas, principalmente ao redor de Las Ramblas. Por isso, se você busca algo mais tranquilo, talvez não seja a melhor escolha.
Veja algumas boas recomendações de hospedagem para ficar no Bairro Gótico de Barcelona:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
El Born: boêmio e artístico

Bar em El Born, Barcelona | Foto: Getty Images
Com características muito parecidas ao Bairro Gótico, o El Born é um bairro um pouco menor e menos movimentado. Igualmente histórico, conta com construções medievais e ruazinhas superestreitas que parecem um labirinto.
A região é supercharmosa, boêmia e bastante artística, cheia de bares, restaurantes, galerias e ateliês. Outra excelente opção para ficar em Barcelona!
Dentre as principais atrações do bairro estão a Igreja Santa Maria del Mar, o Passeig del Born, o Museu Picasso, o Museu Moco e o Museu de Arte Moderna.
Além disso, El Born faz divisa com La Barceloneta, Eixample, Bairro Gótico e Parc de la Ciutadella, estando bem centralizado.
Como é um bairro menor e não é extremamente turístico, as opções de acomodação são um pouco mais limitadas. Ainda assim, é possível encontrar bons achados.
Abaixo, confira algumas dicas de hotéis para se hospedar no El Born, em Barcelona:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Vila de Gràcia: alternativo e pouco turístico

O Park Güell fica ao lado da Vila de Gràcia | Foto: Getty Images
Se você é do tipo que prefere uma experiência mais local e fugir do agito dos turistas, então Vila de Gràcia pode ser uma ótima escolha para ficar em Barcelona.
Embora seja um bairro residencial, faz divisa com o Eixample e está próximo do Park Güell.
No entanto, para chegar aos outros pontos da cidade, será necessário usar transporte público – o que não é necessariamente um problema, pois a área é bem conectada. De bônus, é possível encontrar opções com bom custo-benefício.
Mas não pense que por estar em um bairro menos turístico você não terá nada para fazer. Na verdade, em Gràcia há muitas opções de lojas, restaurantes e barzinhos. Além disso, tem uma vida noturna bastante agitada! É o lugar onde os locais costumam ir com mais frequência.
Confira algumas recomendações de onde ficar em Vila de Gràcia, Barcelona:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Monjuïc: econômico e acessível com o transporte público

Plaça Espanya no bairro de Monjuïc | Foto: Getty Images
Outra opção para ficar em Barcelona que foge um pouco das zonas mais turísticas, Monjuïc é um distrito bem grande, com uma área tranquila, bonita e algumas atrações bem interessantes.
Está localizado em um ponto um pouco mais alto da cidade e, apesar de ficar um pouco mais distante do centro, tem fácil acesso ao transporte público.
Entre as principais atrações estão a Plaça Espanya, o Castelo de Monjuïc, a Fonte Mágica e o Parque dos Jogos Olímpicos de 1992.
Você encontrará boas opções de hotéis, com preços bastante atrativos. No entanto, os bairros Sants e Poble Sec podem não ter muitos atrativos. Então, se quiser garantir uma localização melhor, opte pelos arredores da Plaça Espanya.
A seguir, veja a minha seleção de onde ficar em Monjuïc, Barcelona:
Econômico
Custo-benefício
Conforto
|
La Barceloneta: perto do mar e da praia

Praia de La Barceloneta | Foto: Getty Images
Se você quer ficar perto da praia, La Barceloneta é a melhor opção. Durante o verão, o lugar é bem agitado, cheio de barzinhos, restaurantes, turistas na orla e na praia.
Não fica tão distante do centro, mas para alguns lugares será necessário usar o transporte público. O bom é que o bairro tem uma estação de metrô e vários pontos de ônibus.
O lado negativo é que não há muitas opções de hotéis disponíveis e a maioria são hotéis 5 estrelas, com diárias mais altas. Você não encontrará um hostel ou um hotel mais econômico, por exemplo.
Além disso, eu não recomendaria se hospedar na região durante o inverno, já que o bairro perde a sua atmosfera vibrante e fica bem mais vazio.
Confira algumas recomendações de onde ficar em La Barceloneta:
Bom custo-benefício
Conforto
|
A CRISE IMOBILIÁRIA DE BARCELONA: POR QUE OS HOTÉIS ESTÃO CADA VEZ MAIS CAROS?

Foto: Getty Images
Barcelona, assim como toda a Espanha, enfrenta uma crise imobiliária que vem impactando tanto os moradores quanto o setor turístico. O aluguel aumentou 68% nos últimos 10 anos, tornando cada vez mais difícil para os residentes encontrarem moradias a preços acessíveis.
Uma das principais causas desse problema é o turismo. Afinal, Barcelona é um dos destinos mais visitados do mundo e, consequentemente, a crescente demanda por acomodações levou muitos proprietários a converterem seus imóveis em aluguéis de temporada, como os oferecidos pelo Airbnb. Isso reduziu a oferta de moradias para os locais e fez com que os preços dos aluguéis disparassem.
Para tentar conter esse impacto, a prefeitura decidiu proibir o aluguel de apartamentos para turistas. Com isso, novas licenças para hospedagem em apartamentos não serão concedidas, e as atuais não serão renovadas. A medida será implementada gradualmente até 2028.
Com menos opções de aluguéis de curta temporada, era de se esperar que a demanda por hotéis aumentasse – e foi exatamente isso que aconteceu. Como consequência, os preços das diárias subiram consideravelmente.
Além disso, outros fatores também influenciam esse aumento, como os altos custos operacionais dos hotéis, a carga tributária elevada e a regulamentação rigorosa do setor, que tornam a hospedagem na cidade ainda mais cara.
Por isso, se você está planejando uma viagem para Barcelona, é altamente recomendável reservar sua estadia com antecedência. Além disso, considerar bairros mais afastados do centro (mas bem conectados pelo metrô) pode ser uma alternativa interessante para encontrar preços mais acessíveis.
QUAL É O MELHOR BAIRRO PARA FICAR EM BARCELONA?
Nesse guia, trouxemos algumas das melhores opções de onde ficar em Barcelona. Para não se perder na escolha, considere o seu tipo de viagem e quais os seus interesses.
Se você quer ficar no meio do agito, o Bairro Gótico é a escolha certa. Se prefere ficar perto das atrações, mas com mais tranquilidade, opte por ficar em Eixample ou El Born.
Já para quem prefere mais tranquilidade e não se importa de ficar um pouco distante, Gràcia e Monjuïc são boas opções.
Mas e na praia? Vale a pena? Eu diria que vale apenas se você fizer questão de ficar mais perto do mar. Caso contrário, outros bairros têm mais benefícios a oferecer.
Independente da sua escolha, saiba que será muito fácil se locomover na cidade, seja a pé – pois muitos pontos de interesse são próximos uns dos outros – ou com o transporte público.