TOPO

“Passeio de balão na Capadócia: quanto custa, quando ir e dicas”


Fazer o passeio de balão na Capadócia costuma estar no topo da lista de desejos de quem viaja para a Turquia. E não é por menos! Se voar a bordo de um balão já é por si só uma experiência inesquecível, sobrevoar uma região com paisagens naturais tão únicas faz tudo ser ainda mais especial.

Mas para que a realização desse sonho seja bem-sucedida, é preciso se programar e estar atento a alguns detalhes.

Qual a melhor época para voar de balão na Capadócia? Quanto custa o passeio? Onde reservar? Neste guia, reunimos as respostas dessas e outras dúvidas para te ajudar no planejamento. Confira tudo a seguir!

SOBRE OS BALÕES DA CAPADÓCIA

Os balões começaram a sobrevoar a Capadócia em 1989 como veículos publicitários que estampavam grandes marcas no céu.

Não demorou para perceberem uma grande oportunidade: usar os mesmos balões para passeios turísticos. Afinal, quem não gostaria de ver de cima o cenário natural único da Capadócia?

A decisão foi certeira e hoje o passeio de balão nessa região da Turquia é um dos mais famosos do mundo. Na alta temporada, são centenas de balões decorando o céu.

Claro que a fama cobra seu preço! A alta procura pelo passeio o tornou caro e concorrido. A depender da época do ano que estará na Capadócia, é preciso se programar (mais adiante eu explico isso com detalhes).

VOAR DE BALÃO NA CAPADÓCIA É SEGURO?

Interior de um balão na Capadócia

Será que voar de balão é seguro mesmo?

Os balões da Capadócia somente decolam quando as condições climáticas estão favoráveis. E quem autoriza ou nega a decolagem é um órgão do governo turco. Caso avaliem que há vento demais, chances de chuva ou neblina, por exemplo, nenhum balão sai do chão.

Por se tratar de um dos principais atrativos turísticos do país e procurado por centenas de pessoas diariamente, a Turquia toma todos os cuidados necessários para que acidentes não ocorram.

Além disso, para ser um balonista na Capadócia é exigida uma habilitação especial e comprovação de experiência. As empresas que oferecem os tours são fiscalizadas e devem seguir uma série de normas.

Acidentes já aconteceram, é verdade. Mas pela quantidade de balões que decolam todos os dias, dá para afirmar que voar de balão na Capadócia é seguro.

DE ONDE SAEM OS PASSEIOS DE BALÃO NA CAPADÓCIA?

Balões sobrevoando a Capadócia

A impressionante paisagem da Capadócia com o céu repleto de balões

Os passeios de balão na Capadócia saem dos amplos vales próximos às principais vilas turísticas da região. Em especial nos arredores de Göreme, Üçhisar e Ürgüp. Há agências de turismo que oferecem os voos em todas elas.

Mas independente de onde será a decolagem do seu balão, o ponto de partida do passeio é sempre a sua hospedagem. Isso porque os tours incluem transporte dos hotéis.


Leia também:


Como padrão, a primeira parada é a sede da agência contratada, onde é servido um rápido café da manhã e feito o pagamento devido, caso já não esteja quitado. Em seguida, a van leva os turistas para o balão que alçará voo.

Tudo isso acontece bem cedo! Afinal, ninguém quer perder o nascer do sol já sobrevoando a Capadócia. O horário exato que tudo começa varia conforme a época do ano, mas costuma ser por volta das cinco da manhã.

Há passeios diariamente?

A princípio, sim, há passeios de balão diariamente. Mas só se as condições meteorológicas colaborarem!

Não existe um período do ano em que não haja venda dos tours, mas o passeio pode ser cancelado se a previsão for de muito vento, chuva, neblina ou neve, por exemplo.

E o aviso desse cancelamento não tem hora certa para acontecer. Pode ser na tarde anterior ou no próprio dia do passeio, minutos antes do balão subir.

Além disso, é preciso ter no radar que o voo pode ser cancelado por vários dias seguidos caso a previsão do tempo não melhore.

Ao ser cancelado, as remarcações são feitas automaticamente para o dia seguinte. Assim, a turma que não conseguiu fazer o voo naquela manhã se soma aos que já estavam agendados para a manhã seguinte.

Por isso, se passear de balão está entre suas prioridades na Capadócia, a dica de ouro é reservar o seu passeio com antecedência e para a sua primeira manhã no destino. Assim, você ganha tempo para realizar a atividade caso haja cancelamento por mau tempo e não corre o risco de ficar sem vaga caso lotem os balões.

QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA VOAR DE BALÃO NA CAPADÓCIA?

Capadócia no inverno

Saiba que a época do ano influenciará na paisagem que você verá na Capadócia

Como disse, os voos de balão estão disponíveis durante todo o ano. Agora, sobre a melhor época para fazer o passeio, é difícil responder. A cada estação a paisagem será diferente, cada uma com sua beleza.

O ideal é fazer a escolha conforme suas preferências e tendo em mente os prós e contras de cada estação.

Inverno

Ver lá do alto os picos da Capadócia cobertos de neve é, no mínimo, mágico. Mas saiba que no inverno, por ser uma estação marcada por mais vento e chuvas, além de possíveis nevascas, as chances do passeio de balão ser cancelado são maiores.

Por outro lado, por ser baixa temporada, não é preciso tanta antecedência para reservar e os preços são promocionais, podendo custar cerca de 20 euros a menos.

Apenas lembre-se de que, com uma demanda menor, aquele céu tomado por balões que fica lindo na foto não é um cenário típico dos meses frios. 

Verão

Entre julho e setembro é alta temporada na Capadócia. São os meses com tempo mais firme e considerados perfeitos para voar de balão. O calor não é sufocante, chove e venta muito pouco e o nascer do sol costuma acontecer sem nenhuma nuvem no céu.

Por outro lado, no verão a Capadócia é tomada por turistas. Por isso, reservar seu voo com antecedência é ainda mais importante. Nessa época, não é incomum as vagas se esgotarem, já que o governo turco limita o número de balões por dia para manter a segurança.

Outono e Primavera

Os meses de meia estação também são boas pedidas para o passeio de balão. Na verdade, são ótimos para todas as atividades da Capadócia.

Ainda que o início da primavera e o final do outono sejam um pouco chuvosos, é mais difícil que o mau tempo se perpetue por dias seguidos e inviabilize os voos.

As paisagens, seja de uma Capadócia florida na primavera, seja de uma tomada por tons amarelo e laranja no outono, serão inesquecíveis!

QUANTO CUSTA O PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA

Cesto de um balão na Capadócia

A temporada e lotação dos balões influenciam, e muito, no valor do passeio

O passeio de balão na Capadócia custa, em média, a partir de 160 euros. Esse é o preço inicial trabalhado pelas agências locais para os tours de uma hora em balões que comportam de 20 a 24 pessoas.

Mas os preços podem ultrapassar os 250 euros conforme o tempo de passeio aumenta e o número de pessoas dentro de um mesmo balão diminui. Há, por exemplo, passeios com duração de duas horas com no máximo 8 pessoas. Na alta temporada, também é comum que os valores subam.

Independente do pacote que escolher, todos eles incluem o transporte de ida e volta do hotel, café da manhã e um brinde com um espumante após o pouso. Além disso, é comum as agências darem 10 euros de desconto no pagamento em espécie.

Onde reservar o passeio

São cerca de 30 agências de turismo na Capadócia que operam os voos de balão. No geral, os preços não variam muito. Caso encontre uma com valores muito abaixo da média, desconfie.

Algumas bem conceituadas são a Turkiye Balloons, Voyager Balloons, Royal Boalloon e Butterfly Balloons. Um bom caminho é conferir os valores no site de cada agência.

Essas mesmas agências também anunciam em plataformas de revenda de ingressos, como a Get Your Guide – muitas vezes com desconto, já que há mais concorrência. Vale comparar os preços e sempre ficar de olho nas avaliações:

 

 

Também vale a pena fazer uma cotação com o seu hotel, já que praticamente todos têm parcerias com agências.

DICAS FINAIS

Por fim, vale recapitular algumas dicas para que seu passeio de balão na Capadócia seja um sucesso:

  • Reserve o passeio com antecedência;
  • Agende para a sua primeira manhã no destino;
  • Faça cotações nas principais agências locais que operam o passeio, no seu hotel e na Get Your Guide para encontrar os melhores preços.

Além disso, vale a pena entrar em contato com a agência um dia antes do passeio para confirmar a sua reserva e se, até então, as condições são favoráveis para o voo.

No dia do passeio, vá preparado com roupas adequadas para o frio. Mesmo no verão, a temperatura lá em cima é sempre baixa.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»