TOPO

“Roteiro em Capitólio para 4 dias: o que fazer, onde ficar e dicas”


Para descobrir o que fazer em Capitólio, Minas Gerais, é preciso antes saber que o destino é famoso por suas atrações em meio à natureza. Portanto, saiba que a maioria dos passeios é destinada àqueles que buscam a tranquilidade do interior mineiro.

Nesse paraíso, que possui mais de 100 cachoeiras, é possível aproveitar desde um fim de semana até uma semana inteira. Mas 4 dias já são suficientes para conhecer o principal deste destino que ganhou a atenção dos turistas nos últimos anos.

Neste post você vai conferir uma sugestão de roteiro de 4 dias em Capitólio, com dicas de o que fazer, como chegar e se locomover, onde se hospedar e muito mais.

ONDE FICA CAPITÓLIO E COMO CHEGAR

O primeiro passo para definir o seu roteiro em Capitólio é pensar na locomoção. Capitólio está localizada no sul de Minas Gerais, a 311 km de Belo Horizonte. Portanto, a melhor maneira para chegar ao destino dependerá da sua cidade e estado de origem.

Confira, a seguir, os principais meios de transporte:

Como chegar em Capitólio: de avião

Pra quem vem de longe, não existe nenhum aeroporto muito próximo.  Os menos distantes, por assim dizer, são o de Cofins – Belo Horizonte (346 km) e o Viracorpos – Campinas (371 km).

Chegando em Belo Horizonte ou Campinas, será necessário alugar um carro ou pegar um ônibus, já que serão pelo menos mais 4 horas de viagem.

Como chegar em Capitólio: de carro

A vantagem de viajar de carro é não depender de excursões para conhecer as atrações da cidade, já que os pontos turísticos não são todos próximos. Para quem viaja em grupo, essa certamente será a opção mais confortável e econômica. Porém, advirto que existem muitas estradas de terra por Capitólio e algumas não são acessíveis com carros comuns.

Pra quem chega em Belo Horizonte ou Campinas de avião, poderá alugar um carro e já sair do aeroporto motorizado. Se essa for a sua escolha, recomendo reservar o veículo com uma certa antecedência, assim sairá mais barato.

Na nossa parceira Rent Cars você pode comparar o valor de todas as locadoras e alugar um carro com desconto.

Como chegar em Capitólio: de ônibus

Uma outra opção viável para chegar em Capitólio é de ônibus. Essa é a opção mais econômica e conveniente para quem viaja sozinho ou prefere não dirigir por longas horas nas estradas.

  • De Belo Horizonte, a companhia que oferece o trajeto é a Expresso Gardênia. A viagem leva cerca de 4 horas;
  • Já de São Paulo (capital), é possível viajar com a Expresso União em ônibus executivo ou leito, num percurso que dura cerca de 8 horas.
  • Partindo de Campinas, a viagem dura cerca de 6 horas em ônibus executivo ou leito também com a Expresso União.
  • Para quem vai do Rio de Janeiro, todavia, não existe ônibus direto para Capitólio. Será necessário ir até Belo Horizonte e de lá pegar o ônibus para Capitólio.

Como se locomover

Os principais pontos turísticos de Capitólio não ficam muito próximos uns dos outros, por isso você dependerá de um veículo para se locomover.

Como transporte público não é o ponto forte de Capitólio, a única saída para quem está a pé é fechar excursões para os pontos turísticos desejados. Diversas agências oferecem pacotes fechados de passeios, então isso não será um grande problema.

Já quem está de carro terá mais independência e economizará bastante nos passeios. Ainda assim, será quase inevitável contratar um ou outro, seja para fazer um tour de barco ou para chegar nos pontos em que o acesso é mais difícil.

Por isso, é bom colocar tudo na ponta do lápis na hora de preparar a viagem e pontuar o que vale mais a pena para o seu perfil. 

ONDE FICAR EM CAPITÓLIO

Outro ponto importante para o seu roteiro em Capitólio é definir onde se hospedar. Como os principais pontos turísticos estão localizados entre a cidade de Capitólio e São João Batista do Glória, a maioria das acomodações fica nos arredores da MG-050, rodovia que liga uma cidade à outra.

A grande vantagem é que existem hospedagens para todos os gostos e bolsos. Em Capitólio você encontrará campings em meio à natureza, pousadas mais familiares e até mesmo hotéis com estrutura de resort. Confira as nossas indicações:

Campings em Capitólio

  • Canyons Camping Capitólio: além da opção de aluguel de barracas, o local também oferece camas em quartos compartilhados e quartos privativos. Possui ótima localização, vista das montanhas e café da manhã bem servido incluso na diária;
  • Camping Paraíso Capitólio: outra boa opção com um belo espaço ao ar livre, piscina, churrasqueira e bom café da manhã.

Pousadas em Capitólio

  • Pousada Bougainville: no centro de Capitólio, possui acomodações simples mas confortáveis. É uma boa opção econômica e fica na mão para quem chega à cidade de ônibus;
  • Pousada Quintal da Lua: também no centro de Capitólio, possui acomodações aconchegantes com uma super vista da cidade. Para relaxar, há uma piscina e um redário no quintal da propriedade. No café na manhã os hóspedes podem experimentar diversos itens da gastronomia regional;
  • Pousada Vale do Chapéu: em uma área rural aos pés do Morro do Chapéu, oferece uma bela vista da natureza e tem um excelente custo-benefício. Com arquitetura colonial e decoração de bom gosto, o local também serve um ótimo café da manhã;
  • Pousada Viver Capitólio: entre o centro da cidade e as Escarpas do Lago, possui acomodações confortáveis e modernas. As áreas comuns incluem piscina ao ar livre, sauna e sala de TV. O café da manhã é típico mineiro.

Hotéis em Capitólio

  • Escarpas Resort: o destaque não são as acomodações, mas as suas áreas comuns. Num espaço bastante amplo, o resort possui restaurante, bar, piscinas adulta e infantil, playground e outras amenidades. É perfeito para crianças;
  • Balneário do Lago Hotel: outra boa opção para famílias, possui acomodações para até 4 pessoas. Os quartos são antigos, sem muito luxo, mas a estrutura do hotel compensa. O café da manhã e o jantar são inclusos na diária e também há um restaurante para quem optar por almoçar lá. Um mini parque aquático diverte as crianças e o hotel também organiza diversos passeios.

ROTEIRO DE 4 DIAS EM CAPITÓLIO

Decidido como ir e onde se hospedar, é hora de pensar no que fazer em Capitólio. 

A nossa sugestão de roteiro de 4 dias em Capitólio é ideal para quem quer fazer checkin nas principais atrações e terá a conveniência de um carro à disposição durante a viagem. Mas é claro que o roteiro pode (e deve) ser adaptado às suas preferências e também serve de base para quem vai fechar todos os passeios com agências.

Acompanhe as dicas e adeque o roteiro ao seu perfil.

O que fazer em Capitólio: DIA 1

Vista do Morro do Chapéu em Capitólio

Foto: Getty Images

Sossegada Complexo Turístico

A dica para o 1º dia do roteiro em Capitólio é começar pelo Sossegada Complexo Turístico. O local é um conjunto de 3 cachoeiras: Cachoeira Sossegada, Cachoeira Duas Quedas e Cachoeira da Seriema. O complexo fica em uma propriedade privada, portanto é necessário pagar uma taxa de R$ 20 na entrada.

Além das cachoeiras, o lugar conta com uma estrutura completa, com sanitários e restaurante. Aproveite para relaxar e passar boa parte do dia por ali.

O horário de funcionamento é das 10h às 18h e ele está localizado na Estrada do Grotão, km 1.

Morro do Chapéu 

Para a próxima parada, siga pela estrada do Dique, que apesar de não ser das melhores, tem uma bela vista de parte do Lago de Furnas.

Aproveite para ir ao fim da tarde, assim terá a oportunidade de ver o pôr do sol do alto do Morro do Chapéu. Mas o ideal é não esperar escurecer muito para voltar, já que a estrada é de terra e possui pouca sinalização.

Centro de Capitólio

Após o pôr do sol no Morro do Chapéu, aproveite o começo da noite para conhecer os negócios locais e o centro de Capitólio.

Alguns lugares que você pode conferir:

Cachaça Sossegada: ótimo local de degustação para você acrescentar na sua lista do que fazer em Capitólio. Além das típicas bebidas alcoólicas servidas, oferecem doces, outros produtos alimentícios e até lembrancinhas da cidade. A antiga cachaçaria é uma graça e está localizada no centro de Capitólio. Como funciona até as 19h (19:30h aos finais de semana), só rola visitar se você chegar cedo do Morro do Chapéu. Se estiver muito tarde, você pode deixar a visita para o seu último dia de viagem. 

Capitart: a casinha inaugurada em 2018 fica próxima da entrada da cidade e é um centro de apoio ao turista, bem como ponto de venda dos artesanatos locais. Está aberto todos os dias das 9h às 21h.

Doces e Queijos São Gabriel: loja cheia de produtos típicos, artesanais e frescos. Dos famosos doces de leite mineiros até licores, queijos e pimentas, é possível encontrar uma enorme variedade de produtos, até mesmo alguns presentes. O local funciona das 8h às 19h (aos domingos, fecha às 12h).

O que fazer em Capitólio: DIA 2

Passeio de lancha no Lago de Furnas em Capitólio

Foto: Getty Images

Mirante dos Canyons 

Começamos o segundo dia do roteiro em Capitólio num dos principais pontos turísticos da região: o Mirante dos Canyons. O local possui a famosa vista de cima do lago, é a típica das fotos de Capitólio.

A entrada é paga e não é barata: são R$50 para poder acessar o mirante. Há meia-entrada para alguns casos e desconto para quem compra o ingresso online.

Mesmo comprando o ingresso antecipadamente, chegue cedo para conseguir estacionar e não pegar filas para a foto (pela manhã o sol também ajuda na fotografia). 

A estrutura do lugar, que já foi bem simples (e um tanto insegura), agora está bem completa e conta com tirolesa, ponte suspensa, trilhas e uma lanchonete. Com isso, dá pra passar um bom tempo no local!

O Mirante dos Canyons está localizado no KM 312 da MG-050. 

E o passeio de lancha no Lago de Furnas?

Para conhecer o enorme Lago Artificial de Furnas, atração mais conhecida de Capitólio, a maneira mais conhecida é através do passeio de lancha.

Aqui deixamos a nossa ressalva a esse passeio. Após o trágico acidente ocorrido em janeiro deste ano, no qual um desabamento de rochas atingiu fatalmente pessoas que realizavam passeios de lancha na região, restou claro que a atividade envolve muitos riscos.

Após um período de interdição, durante o qual foram realizadas investigações e estudos geológicos, os passeios foram retomados parcialmente. Agora, são aplicadas uma série de normas de segurança, como: limite máximo de embarcações; distância de segurança dos paredões; uso de capacetes e coletes salva-vidas pelos visitantes. 

Também há um projeto para instalação de telas de contenção nas áreas de maior risco, mas ainda não foi concluído.

A realização da atividade fica por conta do turista, é claro. Mas aqui vai a nossa dica: há tanto para fazer em Capitólio que a viagem não ficará comprometida sem o passeio!

Trilha do Sol

Depois do Mirante dos Canyons – ou Lago de Furnas, caso você resolva fazer o passeio de lancha -, uma boa pedida é seguir para a Trilha do Sol.

A trilha de 4km fica dentro de uma pousada e dá acesso a três cachoeiras: o Poço Dourado, que é quase uma piscina natural; a Cachoeira no Limite, um pouco mais alta; e a Cachoeira do Grito, tão linda quanto as anteriores. Prepare-se para passar pelo menos 3 horas na atração, embora seja possível curtí-la o dia todo.

Para acessar o local é necessário pagar uma taxa de R$ 45 (crianças até 12 anos não pagam), mas pela estrutura oferecida vale a pena, pois o espaço possui até restaurante, piscina e redário. Apesar de não ser das mais baratas, foi uma atrações que mais gostei na cidade.

O início da trilha para as cachoeiras é feito pelo meio das águas, que chegam até os joelhos. Isso já tornaria o percurso interessante, mas o mais legal é que se criou o costume de empilhar pedras em suas margens. Será impossível não reparar no lindo cenário com as várias mini pirâmides de pedra antes de chegar às cachoeiras.

A entrada fica próxima ao Rio Turvo, no Km 304 da MG-050.

O que fazer em Capitólio: DIA 3

Paraíso Perdido, Capitólio, Minas Gerais

Foto: Getty Images

Paraíso Perdido

Iniciamos o terceiro dia do roteiro em Capitólio em um ponto famoso na região. Só no Paraíso Perdido é possível perder um dia inteiro, já que o lugar possui diversas cachoeiras e piscinas naturais.

Existe uma única trilha dentro do Paraíso que margeia todas as quedas d’água e piscinas, então a caminhada terá uma vista linda e não será difícil se locomover lá dentro. Além disso, há restaurantes, banheiros, área de camping, local para piquenique e até monitores para guiarem os visitantes. Paga-se R$40 e é possível permanecer das 8h às 18h.

Pedreira Lagoa Azul

Ainda que a atração anterior já consiga preencher um dia cheio, você também pode aproveitar para conhecer a antiga Pedreira Lagoa Azul, que fica próxima do Paraíso Perdido. O nome da lagoa faz jus ao seu visual e à cor das águas.

Embora a entrada ao local custe R$ 10, é quase impossível chegar lá com um carro comum. O terreno é bastante acidentado e é necessário usar um veículo alto com tração 4×4. O mais recomendado, nesse caso, é contratar um passeio de quadrículo para chegar à lagoa, que por sua vez custará entre R$100 e R$150. 

O que fazer em Capitólio: DIA 4

Canyon Cascata Eco Parque:

A dica é começar o quarto dia do roteiro em Capitólio no Canyon Cascata Eco Parque, um parque que possui uma estrutura completa de camping, hostel, restaurante, bar e estacionamento gratuito.

Foi onde me hospedei e confesso ter sido um dos lugares mais bonitos para acampar que já estive. Armei a barraca em um dos melhores lugares do camping e a primeira vista pela manhã era de pequenas quedas d’águas e piscinas naturais. A partir delas existe uma trilha que leva a outras paisagens exuberantes.

Quem não está hospedado lá pode usar as estruturas do parque por R$ 45.  Mas o local não é tão grande, então cerca de 3 horas é o suficiente para visitar as cachoeiras, cânions e piscinas naturais. 

Está localizado muito próximo à MG-050 no KM 315.

Cachoeiras da Capivara e da Pedra da Ancorada

A menos de 3 km do Canyon Cascata Eco Parque, está localizada a entrada do Complexo Ecológico Capivara, que dá acesso à Cachoeira Pedra da Ancorada. Você precisará passar pela Cachoeira da Capivara e continuar pela trilha por mais alguns metros até chegar à segunda, que na minha opinião é bem mais interessante.

Além da formação rochosa que dá o nome ao local, você encontrará mini piscinas naturais formadas por buracos nas rochas.

A entrada ao complexo custa R$ 45. Crianças de até 10 anos não pagam.

Empório Queijos Califórnia

Aproveite para se despedir da cidade nesse empório que tem, não só a cara, mas o sabor de Capitólio.

Eles oferecem a opção de um lanche bastante famoso de linguiça e queijo, se tiver a oportunidade prove-o! Ainda vendem vários doces e queijos caseiros dentro do ambiente super charmoso. Funcionam todos os dias das 8h30 às 18h00.

Baixe o mapa

Para conferir todas as dicas em tempo real durante a sua viagem, baixe o mapa do nosso roteiro de 4 dias em Capitólio:

Por fim, considerando que grande parte do que fazer em Capitólio, Minas Gerais, são as cachoeiras e piscinas naturais, opte por viajar nos meses mais quentes. Caso vá nos meses de inverno dificilmente conseguirá aproveitar o melhor do destino.

Lembre-se também de usar roupas leves e calçados confortáveis, bem como de levar água, repelente e protetor solar para os passeios.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:     

«
»