TOPO

“Roteiro de 3 dias em São Paulo: o que fazer e mais dicas”


Está com viagem marcada para a terra da garoa, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, você verá um roteiro em São Paulo para 3 dias de viagem, perfeito para encaixar naquela viagem rápida de final de semana.

São Paulo é a cidade que nunca para! Por isso, o que não faltam são opções de passeios.

Mas se o seu tempo é curto, as dicas que eu (nascida e crescida na capital paulista) preparei te ajudarão a ter uma visão geral da cidade e curtir de atrações históricas à vida noturna. Confira a seguir!

ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO PAULO

No nosso post sobre onde ficar em São Paulo, já dei a letra: as melhores regiões para se hospedar são os entornos da Avenida Paulista, Jardins, Centro, Vila Madalena e Pinheiros. Nesse mesmo artigo, explico o porquê e dou boas sugestões de hospedagem em cada bairro.

Agora, para quem tem apenas 3 dias na cidade e quer turistar, a melhor escolha certamente será nas proximidades da Avenida Paulista. Ficar por ali te poupará tempo nas locomoções, já que é muito central, e te colocará próximo de várias estações de metrô.

Para completar, essa é uma área agradável e cheia de atrações pra conferir. Perfeita para encaixar neste roteiro em São Paulo!

A seguir, veja as minhas sugestões de hospedagem nos arredores da Avenida Paulista:

Econômico

  • Soul Hostel: a um quarteirão da Avenida Paulista, é uma das opções mais econômicas da região. Apesar de simples, o hostel é super bem localizado e possui uma ótima estrutura. É ideal para viajantes mais jovens, que vão sozinhos ou com amigos, já que os quartos são compartilhados;
  • More SO Hostel: a duas quadras da avenida e da estação de metro Consolação, oferece quartos privativos e compartilhados. Bem equipado e super agradável, também conta com cozinha comunitária para o preparo das refeições.

Bom custo-benefício

  • Travel Inn Park Avenue Jardins: fica a uma curta caminhada da Avenida Paulista e é um apart-hotel com excelente custo-benefício;
  • Ibis Budget Paulista: apesar dos quartos pequenos e serviços limitados (característicos da rede), também entra na categoria pelas tarifas amigáveis e localização excepcional;
  • H4 La Residence Paulista: é para quem prefere ter um pouco mais de conforto e pode investir um pouco mais. Bem localizado e com acomodações espaçosas, oferece serviços típicos de um hotel 4 estrelas.

Conforto

  • Blue Tree Premium Paulista: a poucos quarteirões do MASP, é um 4 estrelas bastante confortável. O hotel oferece café da manhã continental, possui um restaurante, mini spa, piscina e espaços para trabalho. Um dica é tentar ficar nos apartamentos mais altos, que contam com uma excelente vista da Paulista;
  • Tivoli Mofarrej São Paulo: sofisticado e exclusivo, é provavelmente a opção mais luxuosa dessa região. Conta com vista panorâmica da cidade, Spa, dois restaurantes e um bar com coquetéis premiados. 

ROTEIRO EM SÃO PAULO: O QUE FAZER EM 3 DIAS

São Paulo é aquele tipo de cidade que não chama muito a atenção do turista à primeira vista, mas guarda tanta coisa bacana para fazer que faz todo tempo parecer curto.

De fato, dá pra preencher vários dias de roteiro com passeios ao ar livre, museus, atrações culturais, restaurantes espetaculares e outras tantas coisas.

Infelizmente, na maioria das vezes o nosso tempo é limitado. Por isso, as dicas que você verá a seguir são pensadas para um roteiro de final de semana: ou seja, para o turista que chega na sexta e curtirá a cidade até o domingo. Mas, é claro, todas as dicas podem ser adaptadas! 


Leia também:


DIA 1 DO ROTEIRO EM SÃO PAULO: VILA MADALENA

Pra quem chega em São Paulo na sexta-feira e ainda quer aproveitar o resto do dia, nada melhor que curtir um dos inúmeros barzinhos espalhados pela cidade.

Um dos bairros mais famosos por suas atrações noturnas é a Vila Madalena, onde você encontrará muitas opções de bares, restaurantes e casas noturnas. 

Caso você não chegue tão tarde, ainda poderá aproveitar para conhecer outras atrações do bairro:

Embora um pouco distantes das atrações, você pode usar as estações de metrô Vila Madalena (Linha Verde) ou Fradique Coutinho (Linha Amarela) como bases para explorar o bairro. 

Beco do Batman

Casal caminhando no Beco do Batman, na Vila Madalena em SP

Foto: C. K. Turistando via Unsplash

Antes de curtir a noitada na Vila Madalena, passe para conhecer o famoso Beco da Batman, importante atração turística de São Paulo.

Ali você verá paredes super coloridas (inclusive, ótimos cenários para fotos) compostas por artes de vários grafiteiros.

Depois da caminhada pelo Beco, você pode seguir algumas das nossas sugestões para continuar a sua noite em São Paulo:

Pracinha do Seu Justino

Pracinha do Seu Justino cheia ao entardecer

Foto: Pracinha do Seu Justino

O espaço é basicamente uma praça ao ar livre com mesas, cadeiras e um container que serve de cozinha.

O lugar é ótimo para uma noite descontraída. Para curtir sua cerveja gelada desfrutando da vista e ambiente da pracinha, você fará o seu pedido direto no Balcão.

Além das opções de drinks, você terá a oportunidade de saborear comidas mexicanas e sul-americanas.

Soggiorno da Vila

Se você estiver procurando por uma noite mais tranquila, para jantar e beber algo, aconselho a Pizzaria Soggiorno da Vila.

O local, famoso por suas deliciosas pizzas, apresenta opções individuais, cervejas artesanais e deliciosos coquetéis. É uma ótima pedida para uma sexta-feira a noite mais relax, porém em um ambiente descolado e agradável.

Ó do Borogodó

Roda de samba no bar Ó do Borogodó

Foto: Ó do Borogodó

Se você gosta de uma boa roda de samba, o Ó do Borogodó precisa entrar no seu roteiro em São Paulo.

O bar, tradicional no bairro desde 2001, é um point frequentado por gringos e por quem busca um samba raiz, além de uma boa cerveja gelada.

Mas não espere um bar com arquitetura de última linha, espaçoso e com mesas disponíveis para sentar. O lugar é literalmente pé no chão, mas é exatamente isso que te proporcionará uma experiência única.

DIA 2 DO ROTEIRO EM SÃO PAULO: CENTRO

Que tal começar seu sábado turistando pela região central e histórica de São Paulo?

Abaixo, deixarei uma sugestão de atrações para conhecer por conta no bairro. Se quiser conhecer mais da história e ter a companhia de uma guia experiente, aposte nesse Free Walking Tour que acontece todos os sábados às 10h.

Para chegar no centro de São Paulo, recomendo usar o metrô (linha azul: estações São Bento ou Luz), táxi ou carros de aplicativo. Se você estiver de carro, saiba que estacionar na rua será um desafio.

Mercado Municipal de São Paulo

Mercado Municipal de São Paulo

Foto: Getty Images

Uma boa opção para começar o seu segundo dia de roteiro em São Paulo é conferir o Mercadão Municipal, uma experiência histórica e gastronômica certeira no centro da capital paulista.

O edifício foi inaugurado em 1933 e é um importante ponto turístico da cidade. Ali, você poderá comprar uma enorme variedade de produtos frescos, especiarias, laticínios e charcutaria.

Além das bancas de feira na parte inferior, no andar de cima você encontrará alguns restaurantes. Dentre os pratos mais prestigiados da área estão o sanduíche de mortadela, o bolinho e o pastel de bacalhau.

Mosteiro de São Bento

Interior da Basílica no Mosteiro de São Bento, em São Paulo

Foto: Mosteiro de São Bento

Do Mercadão, você pode seguir para o Mosteiro de São Bento, conjunto formado pela Basílica, Colégio e Faculdade São Bento. Construído no século XVI, é basicamente um complexo para estudo e moradia de monges e religiosos.

Em sua visita, além de observar os lindos detalhes arquitetônicos, se puder, assista a missa de Canto Gregoriano que acontece às 10 horas.

Todo primeiro Domingo do mês eles também servem um famoso brunch das 10 horas às 15 horas (agende pelo WhatsApp +55 11 940750593).

Pateo do Collegio

Praça do Pateo do Collegio, no centro de São Paulo

Foto: Pateo do Collegio

Seguindo o trajeto em direção à região da Sé, siga para o Pateo do Collegio. Lá você terá a oportunidade de conhecer o local onde teve início a cidade de São Paulo, em 1554.

Dentro desse centro cultural, histórico e religioso você encontrará, além do Museu do Anchieta, a Biblioteca Padre Antônio Vieira e o charmoso Café do Pateo.

Catedral da Sé

A Catedral da Sé é a igreja mais importante de São Paulo. Seja você católico ou não, vale a pena fazer uma visita para conhecer a grandiosidade dessa obra. Construída em 1954, é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo!

A entrada é gratuita e você precisará pagar apenas uma taxa simbólica de R$ 10 se desejar conhecer as criptas subterrâneas junto de um guia.

Viaduto do Chá

Vista aérea do Viaduto do Chá

Foto: Wilfredor via Wikimedia Commons

Saindo da Catedral, você tem a opção de passar pelo Viaduto do Chá, onde estão localizados os prédios mais antigos de São Paulo.

Esse foi o primeiro viaduto a ser construído na cidade, em 1892. Por isso, caminhar por ele é como fazer uma viagem no tempo.

Mas fique atento nessa região, pois infelizmente está um pouco abandonada e não é uma das mais seguras da cidade. Já passei por lá diversas vezes e nunca tive problema, mas atenção nunca é demais.

Para finalizar seu Sábado, existem duas opções muito tradicionais do centro da cidade. O Terraço Itália e o Bar Brahma:

Terraço Itália

Vista noturna do Terraço Itália

Foto: Terraço Itália

Se você deseja terminar sua noite de uma forma mais sofisticada e com uma das melhores vistas de São Paulo, escolha o Terraço Itália.

O bar e restaurante oferecem bebidas e pratos da alta gastronomia. Unindo à vista privilegiada, é de se esperar que a conta não saia barata.

Porém, para quem quer apenas apreciar a vista, também é possível subir no terraço do 41º das 15h às 19h pagando uma taxa de R$ 50,00, que inclui uma taça de vinho (é recomendado reservar no site do local).

Bar Brahma

Noite movimentada no Bar Brahma em São Paulo

Foto: Bar Brahma

Se preferir um bar no estilo “Boteco Chic”, opte pelo Bar Brahma. Também localizado no centro da cidade, é um dos bares mais famosos e tradicionais de São Paulo.

O que você vai encontrar lá? Pode contar com chope gelado, comidas de boteco e música ao vivo.

E o legal de incluí-lo em seu roteiro para um final de semana em São Paulo, é que ele também faz parte da história da cidade. Era um importante ponto de encontro dos intelectuais durante as décadas de 50 e 60.

DIA 3 DO ROTEIRO EM SÃO PAULO: AVENIDA PAULISTA

Separe o Domingo para conhecer a atual região mais importante de São Paulo. Ao redor dela é possível encontrar praticamente todo o tipo de atividade.

Além disso, todos os Domingos a avenida fecha para os carros, só permitindo a circulação de pessoas. É um ambiente sem igual!

Museu de Arte de São Paulo – MASP

Área externa do Museu de Arte de São Paulo - MASP

Foto: Getty Images

Logo no meio da Avenida você encontrará o Museu de Arte de São Paulo (MASP), um dos principais museus daqui. Além de receber grandes exposições de artistas nacionais e internacionais, a programação do museu conta com oficinas, espetáculos, seminários e mais.

Os ingressos para as exposições custam R$60 (inteira) e R$30 (meia entrada), sendo gratuitos em alguns dias do mês e para determinados públicos. No site oficial você pode conferir todas as regras e reservar o seu ingresso.

A melhor forma de chegar ao museu – principalmente aos Domingos, quando a Avenida Paulista fecha para pedestres – é pegar a linha verde do metrô para a estação Trianon-Masp.

Caminhar pela Avenida Paulista

Uma sugestão de um passeio típico para o seu roteiro em São Paulo é aproveitar o fechamento da Avenida Paulista para passear e ver de tudo um pouco.

Ali você encontrará desde barracas de vendedores ambulantes, até Shoppings com as mais diversas lojas, espaços para eventos, bandas tocando ao ar livre, artistas de rua, etc…

Mirante do Sesc Avenida Paulista

Vista panorâmica do mirante do Sesc Avenida Paulista

Foto: Getty Images

Além da opção de passeio cultural no Masp, você pode visitar o Sesc Avenida Paulista e aproveitar para tomar um cafézinho observando a avenida de cima, através do mirante que há lá.

A entrada é gratuita e, além do Mirante, você terá uma infinidade de atividades/exposições para participar.

Cinema Reserva Cultural

Cinema Reserva Cultural em São Paulo

Foto: Getty Images

Ainda no âmbito cultural, existe uma ótima atração na Avenida Paulista, que é o espaço de Cinema da Reserva Cultural, localizado no prédio da Gazeta. Isso mesmo, a emissora de TV.

O cinema conta com uma programação muito diferente dos comuns, que foge a produção hollywoodiana tradicional (veja os filmes em cartaz).

Além dos filmes, o lugar possui um restaurante e pequena livraria. Eu aconselho de olhos fechados ao menos uma vez na vida assistir um dos filmes do Reserva. 

BAIXE O MAPA DO ROTEIRO EM SÃO PAULO

Gostou das dicas? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e mantenha ele salvo para conferir durante a viagem!

Por fim, vale lembrar que essas são apenas algumas sugestões de atrações para incluir no seu roteiro em São Paulo. Caso você tenha mais ou menos tempo na cidade, poderá adaptá-lo de acordo com o seu perfil e necessidades!

Salve as dicas no Pinterest!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:

«
»