Vai para Zurique e está em busca de um roteiro? Preparamos um itinerário completo para você aproveitar ao máximo este destino suíço, seja em 1, 2 ou 3 dias de viagem.
Já adianto que conhecer o melhor de Zurique não é complicado. A cidade é compacta e é muito fácil se locomover de um ponto a outro. Contudo, ter um planejamento em mãos pode facilitar bastante a sua visita.
Neste guia detalhado para quem vai passar 1, 2 ou 3 dias em Zurique, você encontrará as melhores atrações da cidade combinadas de forma otimizada, evitando perda de tempo nos deslocamentos. Além disso, poderá conferir nossas sugestões de hospedagem e um mapa do itinerário para facilitar ainda mais o planejamento. Confira!
COMO SE LOCOMOVER EM ZURIQUE
Zurique oferece uma ampla gama de meios de transporte público, incluindo ônibus, trem, tram, barco e bicicleta. Todos são extremamente eficientes e pontuais. E mesmo com essas opções, dependendo da localização do seu hotel, você poderá explorar boa parte da cidade a pé.
Para deslocamentos dentro de Zurique, o tram costuma ser uma excelente opção, enquanto os ônibus atendem melhor os locais do que os turistas. Os trens são ideais para distâncias maiores, como sair das imediações da cidade e visitar outros destinos do país.
Utilizar barcos proporciona uma experiência única, combinando deslocamento com um passeio pelo cênico Lago Zurique. Algumas rotas são especialmente estratégicas para os turistas, como a que leva até o Museu Lindt Home of Chocolate.
Vale saber também que os bilhetes do transporte de Zurique são integrados. Ou seja, uma mesma passagem funciona para todos os meios de locomoção. Além disso, quem adquire o Zurich Card ou o Swiss Pass Travel já tem o acesso ao transporte público incluído.
Por fim, as bicicletas são um meio de transporte gratuito oferecido pela cidade e também garantem um excelente passeio. Zurique possui diversos pontos de retirada de bicicletas, incluindo na estação central de trens, bastando apresentar um documento e deixar um depósito de CHF 20 para utilizá-las.
ONDE SE HOSPEDAR EM ZURIQUE
Apesar de não ser uma cidade grande em extensão, Zurique se divide em 12 distritos, chamados de Kreis.
Os Kreis de 1 a 8 são os mais centrais e recomendados para turistas. Dentre eles, o Kreis 1, onde fica o Centro Histórico, e o Kreis 2, na região do Lago, são os que melhor atendem aos visitantes.
Porém, se por um lado é neles que estão os principais pontos turísticos da cidade, por outro, é onde as hospedagens tendem a ser mais caras.
Detalhamos cada um dos Kreis no nosso guia de onde ficar em Zurique. Se você quiser encurtar o caminho, aqui reunimos uma lista resumida dos melhores hotéis para se hospedar em Zurique:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
O QUE FAZER EM ZURIQUE: ROTEIRO PARA 1, 2 OU 3 DIAS
Apesar de não ser o tipo de destino que oferece uma infinidade de pontos turísticos famosos, uma visita a Zurique merece um roteiro em mãos para não deixar nenhuma atração interessante passar batida.
A notícia boa é que a cidade é relativamente compacta, então, mesmo com pouco tempo, você a aproveitará muito bem. Mas, por outro lado, é verdade que quanto mais tempo tiver, mais autêntica será sua experiência.
Preparamos um roteiro para 1, 2 ou 3 dias em Zurique. As atrações mais importantes estão concentradas no dia 1. Assim, se seu tempo for curto, o essencial de Zurique estará garantido.
Leia também:
Dia 1 – Centro Histórico e Lago Zurique
Sugiro iniciar o seu roteiro em Zurique pelo centro histórico, que concentra as principais atrações do destino.
Igreja Grossmünster
Comece seu dia na Igreja Grossmünster, uma das principais igrejas protestantes de Zurique e um dos símbolos da cidade.
Construída por volta de 1100, a fachada pode parecer simples, mas o interior é repleto de detalhes impressionantes, com destaque para os vitrais adicionados em 1933.
A igreja está aberta diariamente das 10h às 18h durante o verão e das 10h às 17h no inverno, com entrada gratuita.
Se tiver disposição para subir 200 degraus, você poderá acessar a torre da igreja. No entanto, para isso, é necessário pagar 5 francos suíços.
Igreja Fraumünster
Atravesse a ponte sobre o Rio Limmat e siga para a sua próxima parada, a Igreja Fraumünster.
Erguida em meados do século IX como um mosteiro beneditino para mulheres da aristocracia, a igreja destaca-se por seus vitrais. Um deles, criado por Marc Chagall, narra parte da história do cristianismo e é o destaque da obra.
A igreja abre diariamente, das 10h às 18h durante o verão e das 10h às 17h no inverno, com entrada gratuita.
Igreja St. Peter
A Igreja São Pedro fica próxima à Fraumünster e é um dos monumentos religiosos mais importantes da Suíça, além de ser o mais antigo de Zurique, construído no século IX.
Sua característica mais marcante é sua torre do relógio. Com 64 metros de altura, serviu por anos como ponto de observação contra incêndios na região.
A visita à Igreja de São Pedro é gratuita. Ela abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, aos sábados das 10h às 16h, e aos domingos das 11h às 17h.
Limmatquai
Depois do tour pelas igrejas mais importantes do centro histórico de Zurique, siga para a rua Limmatquai para um agradável passeio ao ar livre.
Esta é uma das principais vias do centro da cidade, margeando o lado leste do Rio Limmat, e é livre de carros.
Com várias lojas típicas, restaurantes charmosos e cafés, é o lugar perfeito para uma pausa estratégica para o almoço.
Próxima à Limmatquai fica a histórica rua Rennweg, cuja importância remonta à Idade Média. Por isso, vale a pena explorar seus arredores também.
Parque Lindenhof
Após uma parada para o almoço, é hora de subir a colina que fica em pleno centro histórico (não se preocupe porque ela não é tão íngreme assim) para chegar ao Parque Lindenhof.
Além de ser uma área de lazer da cidade tanto para adultos quanto para crianças, o parque oferece vistas imperdíveis da cidade velha de Zurique, do Rio Limmat e dos Alpes suíços ao fundo.
Ao caminhar pelo Lindenhof você também encontrará vestígios do antigo forte romano que um dia ocupou o local. Por fim, não deixe de conferir a Praça Lindenhof, ponto central do parque, onde frequentemente acontecem feiras, eventos culturais e festivais.
Lago de Zurique
A essa altura, você estará próximo ao anoitecer. A dica, então, é ir ao Lago de Zurique para apreciar o pôr do sol. O lugar é o grande símbolo da cidade, além de ser um dos lagos mais importantes de toda a Europa.
No verão, suas águas de tom verde-esmeralda são tomadas por locais e turistas que aproveitam o calor para um banho. Nas demais estações, você verá pessoas caminhando e pedalando ao redor do lago.
Rua Bahnhofstrasse
A Rua Bahnhofstrasse tem início no lago e é o ponto perfeito para encerrar seu primeiro dia em Zurique.
Principal rua comercial da cidade e um dos centros de compras mais exclusivos do mundo, a Bahnhofstrasse é repleta de lojas de marcas renomadas.
Ainda assim, vale saber que também há lojas populares nos seus arredores, incluindo mercados, docerias e filiais das fast fashions mais populares da Europa.
Mesmo que não esteja interessado em fazer compras, a Bahnhofstrasse oferece um passeio delicioso. A rua arborizada possui uma arquitetura tradicional encantadora, além de muitos restaurantes e cafés.
Dia 2 – Lindt Home Of Chocolate, Museus e Zurich West
Lindt Home of Chocolate
O segundo dia de roteiro em Zurique começa a 7,5 km do centro da cidade, mais especificamente em Kilchberg, onde está localizado o Lindt Home of Chocolate, museu dedicado à fábrica de chocolates mais famosa e prestigiada do país.
Inaugurado em 2020, ele é considerado o maior museu do chocolate do mundo. De forma interativa, ele narra não só a história da marca, mas também a descoberta do cacau e do chocolate em si.
O passeio consiste em caminhar pelas suas cinco salas, cada uma com um tema específico, e, claro, degustar muito (muito!) chocolate Lindt (as degustações acontecem nas salas 4 e 5).
O museu abre todos os dias, das 10h às 19h. Para acessá-lo, é necessário adquirir um ingresso com antecedência, que custa 17 francos suíços.
No nosso guia sobre o museu da Lindt, você encontrará detalhes sobre como chegar ao local, como funcionam os bilhetes e o que esperar da visita.
Museus de Zurique
Retorne para Zurique depois da visita à Lindt, almoce e escolha um dos museus da cidade para continuar seu roteiro:
Museu Nacional Suíço
Inaugurado em 1898, o Museu Nacional Suíço é uma excelente opção para quem deseja conhecer mais sobre a história de Zurique e da Suíça.
O museu também apresenta exposições temporárias e oferece visitas guiadas para uma compreensão mais profunda das exibições.
Os ingressos para o museu custam 13 francos suíços. Ele abre de terça-feira a domingo, das 10h às 17h (exceto às quintas, quando fica aberto até às 19h).
Museu da FIFA
Como o próprio nome sugere, o Museu da FIFA conta a história do futebol e, portanto, é imperdível para os amantes desta modalidade esportiva.
Inaugurado em 2016 e ocupando um espaço de 3.000 m², o museu possui um amplo acervo e oferece uma experiência interativa com vídeos, fotografias e uma variedade de atividades para os visitantes. Além disso, o museu apresenta curiosidades e fatos importantes sobre as Copas do Mundo desde 1930.
O museu abre de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, e os ingressos custam 26 francos suíços.
Zurich West
A dica é terminar o seu segundo dia de roteiro em Zurich West, um dos distritos mais jovens, modernos e animados da cidade.
Também conhecido como Industriequartier, este bairro oferece uma variedade de galerias de arte, apresentações de artistas de rua, eventos culturais e uma atmosfera animada.
Entre os marcos arquitetônicos da área, destaca-se a Prime Tower, um imponente arranha-céu que simboliza a Zurique moderna e abriga um restaurante com vista para os Alpes.
Para jantar, recomendo o Frau Gerolds Garten, um espaço ao ar livre com diversas barracas de comida para todos os gostos, além de lojas de arte.
Dia 3 – Uetliberg, Seilbahn Rigiblick, passeio de barco e Langstrasse
Montanha Uetliberg
Com três dias em Zurique, você terá tempo de incluir atividades ao ar livre no seu roteiro.
Para isso, sugiro começar com a Montanha Uetliberg, que está a 870 metros acima do nível do mar e tem uma vista panorâmica da cidade, do Lago de Zurique e dos Alpes Suíços.
O acesso é simples: basta pegar o trem da linha S10 na Estação Central de Zurique e seguir até a estação final, Uetliberg, em um trajeto de cerca de 20 minutos. Ao desembarcar, você já estará em Uetliberg.
Se o tempo estiver favorável, aproveite para fazer uma trilha. A principal é a Trilha dos Planetas, que tem uma duração média de 2 horas e é ideal até mesmo para quem está com crianças. Dica: leve itens para um piquenique e aproveite ainda mais a experiência no local.
Funicular Seilbahn Rigiblick
Uma segunda opção de ponto de observação oferece uma experiência um pouco mais urbana em Zurique. É uma excelente alternativa caso o tempo não esteja tão amigável para atividades ao ar livre.
Localizado no bairro de Oberstrass, no Kreis 6, este ponto de observação é acessível por um funicular que percorre as encostas da colina até alcançar um local com vista panorâmica da cidade.
Esse funicular, chamado Seilbahn Rigiblick, na verdade é utilizado como transporte público pelos locais, mas também atrai visitantes que desejam explorar outras áreas de Zurique.
Ao chegar ao ponto de observação no topo da colina, além de admirar a vista, aproveite para explorar a região.
Passeio de barco no Lago de Zurique
À tarde, explore o Lago Zurique sob outro ponto de vista, fazendo um passeio de barco. Esses passeios estão disponíveis durante todo o ano, embora sejam menos agradáveis no inverno.
Há opções de diferentes durações, desde passeios de uma hora até aqueles que incluem uma refeição ou até mesmo festas temáticas.
Você pode encontrar todas as opções de passeios de barco pelo Lago Zurique no site da ZSG.
Langstrasse
Finalmente, termine seu roteiro em Zurique no animado Kreis 4, também conhecido como Langstrasse, que também é o nome da principal rua do bairro.
Conhecida por sua atmosfera jovem, esse distrito é ideal para os amantes de agitação e vida noturna. Aqui, você encontrará uma variedade de bares, restaurantes e casas noturnas. É uma excelente pedida para fechar sua viagem em um lugar descolado de Zurique e, por que não, curtir a noite até altas horas.
BAIXE O MAPA DO NOSSO ROTEIRO EM ZURIQUE
Gostou das dicas? Abra o mapa do nosso roteiro em Zurique no Google Maps do seu celular e tenha tudo à mão durante a sua viagem!
É verdade que com 1 dia em Zurique você consegue ver os principais pontos turísticos. No entanto, para sentir a verdadeira identidade e atmosfera desta cidade suíça, alguns dias a mais serão bem aproveitados.
Monumentos históricos, museus, paisagens deslumbrantes e bairros com uma vibrante cena artística e noturna digna de grandes metrópoles fazem de Zurique um destino perfeito para um roteiro de pelo menos 3 dias.
Use nossas sugestões para selecionar as atrações que mais despertam seu interesse e adapte o roteiro conforme seu gosto e estilo. Certamente você aproveitará muito a estadia!